/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Jovem de 12 anos sobrevive à parada cardíaca de 48 minutos

Por G1 Alagoas 14/08/2017 08h08 - Atualizado em 14/08/2017 11h11
Ykaro, de 12 anos, se recupera após parada cardíaca de quase uma hora. - Foto: Reprodução/TV Globo
Após mais de dois meses, o adolescente Ykaro Freitas, de 12 anos, que se recupera de parada cardíaca que durou quase uma hora, retornou ao Hospital Presbiteriano Doutor Gordon para agradecer o trabalho de médicos e enfermeiras que o salvaram. Os profissionais fizeram massagens cardíacas no garoto durante 48 minutos até que ele respondeu aos estímulos e reagiu, em Rio Verde, no sudeste de Goiás.

Durante a visita, o garoto abraçou todos que cuidaram dele durante os 42 dias que ficou internado. Mãe dele, a dona de casa Nívea Oliveira contou como fica feliz por todos terem se empenhado para que o filho reagisse. “É muito gratificante para mim entrar com meu filho vivo aqui”, afirmou em entrevista ao Fantástico.

O médico Joaquim Spadoni, que atuou na recuperação do Ykaro, contou que, assim que o coração do adolescente voltou a bater, eles começaram um processo de resfriamento do corpo dele, induzindo ao coma. O objetivo era reduzir os danos neurológicos. O profissional considera que o procedimento foi bem-sucedido e que o paciente está se recuperando mais rápido e muito melhor do que o esperado.

“A chance de sobrevida dele era praticamente zero. Eu achei que ele ia ficar num estado vegetativo, numa cama, nunca mais conversar. Quando ele falou, eu já tinha considerado um milagre ali. Só de ele ter falado. É um caso pra você renovar as esperanças no dia a dia, ser feliz e ser grato por tudo que a gente tem”, contou.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O próprio adolescente fala da surpresa dos médicos ao vê-lo melhorando após o incidente. “Eles falam que estou indo muito bem. Não esperavam resultado”, disse. O garoto afirma que pensa em se tornar médico para também poder salvar outras pessoas.

Susto
No dia em que sofreu a parada cardíaca, o adolescente estava voltando para casa de uma mercaria. A mãe dele, Nívea Oliveira, lembra que o filho começou a passar mal e ela se assustou ao sentir o coração dele batendo.

“Ele chegou e reclamou que o coração estava batendo forte, e eu coloquei a mão e vi que estava batendo muito forte mesmo. Ele foi ficando roxo, ficando roxo e a pressão sumiu. Aí eu desesperei. Desesperei e fui para a rua e fiquei gritando, pedindo ajuda. Me ajuda, me ajuda”, relembrou.

Enquanto a dona de casa tentava conseguir socorro para o filho, a colunista de moda Thay Sanqueta passava no local, viu Nívea pedindo por ajuda e atendeu, levando os dois para o hospital.

“Baixei o vidro e falei: ‘Querem ajuda?’. Quando colocaram [Ykaro] no carro, ele estava totalmente sem vida.

Chegando ao hospital, Ykaro foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os médicos e enfermeiras e revezavam para fazer massagem cardíaca e deram mais de dez choques para reanimar o garoto. Quando conseguiram, ele foi induzido ao coma e recobrou a consciência cerca de uma semana depois.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
O adolescente ficou 19 dias na UTI e outros 23 internado. Ykaro chegou a ter problemas de visão, mas já recuperou quase que totalmente. Ele ainda tem dificuldades para ver, andar e conversar, mas recebe acompanhamento médico e se recupera do trauma.