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Profissionais da rede municipal são capacitados em curso de libras
Professores e profissionais da rede municipal de ensino de Arapiraca participam do curso de formação continuada em educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Dividido em dois módulos, cada um com cinco temáticas, esta sexta-feira (18) foi dia de abordar a linguagem dos deficientes auditivos.
No último censo realizado em Arapiraca, no ano passado, tinham 70 alunos surdos matriculados nas escolas municipais e mais de 800 com alguma deficiência ou transtorno. A supervisora de educação especial com formação em letras, Sandra Cazuza, disse que o número de alunos especiais é alto e os profissionais precisam ser preparados no sentido de como conduzir os trabalhos na sala de sala, melhorando assim a qualidade do ensino.
Além da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o universo do surdo, a história da educação deles, bem como as filosofias educacionais e a introdução às práticas de compreensão e produção na língua específica dos deficientes auditivos constaram na aula desta sexta-feira. A relação entre Libras e português, o bilinguismo, entre outros conceitos, também foram repassados pela orientadora Aparecida Célia Rodrigues Bezerra.
O curso, que começou em maio e segue até o ano que vem, reúne 70 profissionais e é promovido pela secretaria municipal de Educação e Esportes, pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) e pelo Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (Cas).
No último censo realizado em Arapiraca, no ano passado, tinham 70 alunos surdos matriculados nas escolas municipais e mais de 800 com alguma deficiência ou transtorno. A supervisora de educação especial com formação em letras, Sandra Cazuza, disse que o número de alunos especiais é alto e os profissionais precisam ser preparados no sentido de como conduzir os trabalhos na sala de sala, melhorando assim a qualidade do ensino.
Além da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o universo do surdo, a história da educação deles, bem como as filosofias educacionais e a introdução às práticas de compreensão e produção na língua específica dos deficientes auditivos constaram na aula desta sexta-feira. A relação entre Libras e português, o bilinguismo, entre outros conceitos, também foram repassados pela orientadora Aparecida Célia Rodrigues Bezerra.
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