/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Bebê nasce com quase 6 quilos e vira atração em maternidade do PR

Por G1 27/09/2017 09h09 - Atualizado em 27/09/2017 12h12
Bebê chama a atenção após nascer com quase seis quilos no Paraná. - Foto: MAIRA CRISTINA TREVISAN/REPROD
A "pequena" Gabrielly Trevisan Ferreira, nascida no dia 19 deste mês, no Hospital Universitário de Cascavel, no oeste do Paraná, ainda sequer foi para casa, mas o enxoval preparado com carinho pela mãe Maira Cristina Trevisan, de 36 anos, está praticamente comprometido. "Estou aceitando presentes", brinca.

Isso porque a menina nasceu com 5,720 quilos e 54 centímetros - cerca de 2 quilos a mais do que a média dos recém-nascidos, segundo o hospital. "No primeiro dia que peguei ela no colo foi cruel, um pouco desconfortável, mas agora já estou me acostumando", diz a mãe, aos risos.

Maira conta que as enfermeiras, que não perderam a chance de tirar uma foto com a menina, que se tornou atração na maternidade, tiveram que colocar uma roupa de criança com muito mais tempo de vida em Gabrielly. "As roupinhas de recém-nascidos não serviam", explica.

Da gravidez ao parto
A mãe afirma que teve uma gravidez tranquila, mesmo que de alto risco, e que engordou 11 quilos durante a gestação. Segundo ela, a barriga que cresceu bastante e parecia de gêmeos. "Com seis meses ela já pesava 1,9 quilos. Normalmente com esse tempo uma criança pesa cerca de 600 gramas", diz.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Um ultrassom feito duas horas antes da cesárea indicava que a menina nasceria com 5,380 quilos. "O médico me disse que nunca tinha feito um ultrassom de uma criança tão grande. E olha que a margem de erro deles é de 200 gramas, mas acabou passando disso", recorda.

Ela diz ainda que, segundo uma enfermeira, em 27 anos do hospital, nunca houve um parto de uma criança maior. "Dizem que o maior aqui foi de 5 quilos".

Maira explica que o parto seria cesáreo de qualquer maneira, por conta da posição da criança. "Meus outros dois foram normais, mas meu filho, que hoje tem cinco anos, nasceu com o mesmo tamanho e tinha 4,250 quilos 20 dias antes de nascer", revela. A outra filha dela, de 15 anos, nasceu com 3 quilos.

Estado de saúde
A bebê, segundo a mãe, deve receber alta do hospital na quinta-feira (28). "Ela está fazendo um tratamento, mas os médicos disseram que está bem. É que o coraçãozinho se desenvolveu mais do que o comum, mas ela está normalzinha", conta.

Do nascimento até a terça-feira (26), Maira diz que a filha cresceu dois centímetros e emagreceu 500 gramas. "Estamos aguardando a cardiologista fazer alguns exames para poder ir para casa", afirma.

Mais um?
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Uma das perguntas que Maira mais têm ouvido nos últimos dias é se terá mais uma gravidez. Segundo ela, não é por medo do tamanho da próxima criança que a resposta tem sido não. "Eu fiz laqueadura. E três filhos já está ótimo, né?", diz.

A mãe conta ainda que a família não vê a hora de ir para Formosa do Oeste, também no oeste do Paraná, onde moram. "Está todo mundo doido para vê-la. Aqui as visitas são bem restritas", explica. "Ela já nasceu famosa [risos], mas vai ser legal mostrar isso para ela quando crescer", afirma.