/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Escoteiros do Fogo conhecem aeronave do Grupamento de Operações Aéreas

Por Agência Alagoas 08/10/2017 13h01 - Atualizado em 08/10/2017 16h04
Foto: Ascom/CBMAL
Os Escoteiros do Fogo tiveram uma manhã especial nesse sábado (7), dentro das atividades da Semana da Criança. A equipe do Falcão 05, do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), esteve presente na Academia da Polícia Militar para falar sobre o serviço aéreo e sobre o funcionamento da aeronave para os pequenos curiosos.

Iniciado em agosto, o projeto Escoteiros do Fogo está entrando na segunda fase. Na primeira, integrantes passaram por um momento de adaptação, explica o major Rômulo Guedes, coordenador do grupo Charlie Bravo Zero (EF_CB0).

Ainda segundo ele, a demonstração foi como um presente antecipado de Dia das Ccrianças, uma vez que na próxima semana não haverá atividade, pois boa parte da equipe que atua no projeto estará fazendo o Curso Básico de Formação de Escoteiros, em Aracaju/SE.

“Como não vamos fazer atividade no Dia das Crianças, é como se hoje fosse o presente antecipado para os participantes do grupo. É a semana que vamos fazer algo diferente, ter uma programação diferente, trazer algo que brilhe os olhos. É algo muito atrativo para a criança, uma instrução com aeronave”, destaca o oficial.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O sargento Batista, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), ficou responsável por apresentar as características da aeronave. O militar mostrou equipamentos, explicou a função de cada membro da equipe e, ainda, falou sobre como as vítimas são transportadas dentro do Falcão 05.


Para Batista, qualquer ação que torne público o serviço desenvolvido pelo Grupamento de Operações Aéreas é válida, especialmente se for para crianças.

“Toda apresentação do nosso trabalho à sociedade é importante, porque é um serviço extremamente especializado. E quanto mais pessoas souberem da existência dele, melhor. E as crianças, normalmente, são multiplicadoras de conhecimentos. Falam com os pais, parentes e colegas de escola”, disse o militar.

Com o objetivo de unir o movimento escoteiro com os preceitos do CBMAL, surgiu a ideia do Projeto Escoteiros do Fogo Charlie Bravo Zero - EF_CB0. O movimento escoteiro já existe em diversas forças, como Exército, Marinha e Aeronáutica e está sendo iniciada esse ano no Corpo de Bombeiros.

“O grupo escoteiro traz uma ótima visão social para a corporação, aproximando-a da comunidade, trazendo a criança para aprender os princípios escoteiros atrelados à educação prevencionista, que é um dos pilares da vida bombeiro militar. Queremos inserir a cultura da prevenção. Eles aprendem e podem atuar e ajudar ao próximo”, explica o major Rômulo.