/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Saúde do Estado capacita professores para combate à dengue no Agreste

Por Assessoria 10/10/2017 18h06 - Atualizado em 10/10/2017 22h10
Foto: Assessoria
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta terça-feira (10), na cidade de Arapiraca, mais um curso de capacitação de educadores no projeto-piloto “Todos Contra o Aedes Aegypti”.

O treinamento aconteceu no Planetário de Arapiraca, onde professores do município e, também, das cidades de Craíbas, Taquarana, Jaramataia e Coité do Nóia receberam informações e kits pedagógicos para mobilizar estudantes em atividades para identificar e eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e vírus zika.

O projeto-piloto foi iniciado no dia 25 de setembro, com a capacitação de professores dos municípios de Santana do Ipanema, Ouro Branco, Olivença e Mata Branca, e prosseguiu nos dias 26, 27 e 29, com o repasse de conhecimentos a educadores das cidades-polo de Girau do Ponciano, Palmeira dos Índios e Murici.

Segundo o superintendente de Endemias da Sesau, Paulo Protásio, a ação é uma iniciativa da Editora Ensinarte, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) e o patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF).

Protásio revelou que os municípios alagoanos foram selecionados com base nos critérios apontados no índice de infestação predial da dengue.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O especialista da Sesau adiantou que o período chuvoso está terminando e há uma necessidade de mobilizar a sociedade para evitar a proliferação do mosquito.

Ele disse que o projeto tem como proposta principal o repasse de conhecimentos técnicos e pedagógicos sobre a epidemiologia das doenças, transmissão do vírus, controle e os cuidados para evitar a infestação do mosquito, bem como mostrar a importância do envolvimento de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e de toda a sociedade no combate à dengue, chikungunya e zika vírus.

A gerente de Projetos da Editora Ensinarte, Martha Lícia Ferreira, explicou que o projeto “Todos Contra o Aedes Aegypti” está sendo desenvolvido, inicialmente, nos estados de Alagoas e Pernambuco.

“Aqui, pretendemos mobilizar 230 professores e 23 mil crianças em sete polos do projeto nos municípios do estado”, salientou.

Durante a capacitação, os professores receberam, gratuitamente, um kit multimídia contendo manual, cartilha, cartaz e uma carteirinha que será entregue a cada estudante participante do projeto.

A professora Nárjila Barbosa, que leciona Ciências na Escola Municipal Hugo Lima, na cidade de Arapiraca, destacou a importância do projeto.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
“Já fazemos alguns trabalhos com os alunos, em sala de aula, para a prevenção da dengue. Agora, com esses novos recursos tecnológicos e didáticos, será fundamental para reforçarmos ainda mais as nossas ações”, declarou a educadora.

De acordo com o cronograma de atividades, o projeto será lançado nesta quarta-feira (11), no município de Teotônio Vilela e na sexta-feira (13), na cidade sertaneja de São José da Tapera.