/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Cespe divulga gabarito preliminar do concurso da PM-AL; confira!

Por Redação com Agências 31/10/2017 15h03 - Atualizado em 31/10/2017 20h08
Foto: Divulgação
As provas objetivas do concurso público da Polícia Militar de Alagoas (Concurso PM AL 2017) foram aplicadas no último domingo (29) para mais de 50 mil inscritos. De acordo com o documento divulgado na edição do Diário Oficial do Estado, serão oferecidas nada menos que 1.000 vagas no cargo de Soldado Combatente. O gabarito oficial foi divulgado na tarde desta terça-feira (31). Confira aqui.

As provas foram aplicadas em Maceió/AL e Arapiraca/AL, com duração de 3 horas e 30 minutos. A prova objetiva contou com 120 questões, distribuídas entre blocos de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Noções de Informática e Atualidades) e Conhecimentos Específicos. Serão considerados eliminados os candidatos que obtiverem menos de 10 pontos nas questões de Conhecimentos Básicos, 21 em Conhecimentos Específicos e 36 no conjunto das provas. O salário após o curso de formação será de R$ 3.522.88.

Para concorrer a uma das vagas no concurso PM/AL 2017, o interessado deverá ter concluído a última série do ensino médio ou equivalente, com certificado de conclusão ou equivalente devidamente registrado e reconhecido pela Secretaria de Educação ou outro órgão competente; idade compreendida entre 18 anos e 30 anos na data de inscrição no concurso; ter altura mínima de 1,65m se do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino; e ser habilitado para conduzir veículos automotores, no mínimo na categoria B, ou provisória para esta categoria.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
De acordo com o comandante da segurança pública, coronel Lima Júnior, o Estado de Alagoas contará com mais de mil policiais (civis e militares) nas ruas para fazer a segurança da população. Para isso, uma série de medidas serão adotadas. Ele já havia informado que os editais seriam divulgados este ano. “Esses editais saem neste ano, porém, ainda não temos o número de vagas porque será feito um estudo do impacto financeiro nos cofres públicos”, frisou Lima. Durante o período de formação, o salário será de R$ 1.367,15.

Atribuições do Cargo de Soldado

Durante o curso de formação, o Soldado da PM/AL terá que exercer atividade estudantil, em regime de internato e(ou) semi-internato, em dedicação integral e exclusiva, exercendo as demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, conforme o Regulamento do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Manual do Aluno do CFP/PMAL e diretrizes de ensino da Diretoria de Ensino da PMAL;

Após formado, o Soldado terá missão de exercer atribuições inerentes ao soldado combatente, com atribuições e deveres, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes, participando e promovendo a segurança pública através de execuções em ações e operações policiais militares. Para tanto, a atuação do Soldado Combatente compreende as seguintes atribuições específicas, dentre outras: executar o policiamento ostensivo fardado, reservado e velado; assessorar os comandantes de guarnição; executar o serviço de sentinela das guardas de: quartel, em estabelecimentos prisionais e nas assessorias militares; participar de ações e operações policiais; auxiliar e secretariar no desenvolvimento de processos e procedimentos administrativos da Polícia Militar; comandar guarnição de policiamento ostensivo fardado, reservado ou velado, na ausência de oficial e(ou) graduado para tal, obedecida a antiguidade, entre outras atribuições.