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Emissão de carteira de trabalho em Alagoas aumenta 134,1% este ano
Do dia 1º de janeiro até o momento, a Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), emitiu 7.023 carteiras de trabalho, um aumento de 134,1% em relação ao número apresentado no mesmo período do ano passado, quando atingiu o total de 3.000 emissões.
Considerada bastante significativa pelo secretário Arthur Albuquerque, a diferença evidencia, segundo ele, a política implantada na atual gestão do Governo de Alagoas de investir na melhoria do atendimento e qualidade do serviço ao usuário do Sine.
A estudante Letícia Maria Martins Lopes, de 17 anos, deu entrada na emissão da carteira de trabalho sonhando em breve ter a página de contrato de trabalho assinada com seu primeiro emprego.
“Desloquei-me até o SINE pensando que iria enfrentar uma fila interminável. Apesar de ter muita gente, para minha surpresa, fui rapidamente atendida. Num instante dei entrada no cadastro e agora é só aguardar para receber a carteira e iniciar minha vida profissional”, declarou.
O Ônibus
O secretário Arthur Albuquerque ressaltou ainda a participação do Ônibus do Trabalho e Emprego no resultado positivo alcançado pelo Sine, de janeiro até o momento. “Do total de carteiras emitidas em 2017, cerca de 2.000 foram através do ônibus itinerante do Sine, o que demonstra a importância dessa ferramenta no processo de oferta dos direitos do cidadão em todos os cantos do estado”, lembrou Albuquerque.
Que o diga o Jovem André Coité, de 19 anos. Ele utilizou o serviço do Ônibus do Trabalho e Emprego durante a campanha do Sine na Universidade Tiradentes (UNIT).
“Soube que o serviço do Sine estava próximo de casa e decidi dar entrada na 2ª via da emissão da carteira, pois já recebi uma proposta para entrar no mercado de trabalho formal. Aguardei dentro do veículo, todo climatizado e, quandofoi minha vez, o atendimento se deu de forma rápida”, afirmou.
Processo
Para quem for retirar a primeira carteira de trabalho, é necessário apresentar documentos, como carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, podendo a carteira de identidade ser substituída pela certidão de nascimento.
Para a segunda via, é obrigatório portar os mesmos documentos, incluindo o boletim de ocorrência, caso a carteira de trabalho tenha sido roubada ou perdida e o espelho do PIS ativo.
Após a apresentação dos documentos, o servidor da Secretaria do Trabalho irá preencher a tabela do cadastro para gerar a carteira. Em seguida, será coletada a imagem, a impressão digital, bem como a assinatura. A carteira estará disponível dentro de 15 a 20 dias úteis.
A emissão da carteira de trabalho pode ser feita na unidade do Sine Jaraguá e no ônibus do Trabalho e Emprego, que segue um cronograma estabelecido pela Secretaria do Trabalho.
Considerada bastante significativa pelo secretário Arthur Albuquerque, a diferença evidencia, segundo ele, a política implantada na atual gestão do Governo de Alagoas de investir na melhoria do atendimento e qualidade do serviço ao usuário do Sine.
A estudante Letícia Maria Martins Lopes, de 17 anos, deu entrada na emissão da carteira de trabalho sonhando em breve ter a página de contrato de trabalho assinada com seu primeiro emprego.
“Desloquei-me até o SINE pensando que iria enfrentar uma fila interminável. Apesar de ter muita gente, para minha surpresa, fui rapidamente atendida. Num instante dei entrada no cadastro e agora é só aguardar para receber a carteira e iniciar minha vida profissional”, declarou.
O Ônibus
O secretário Arthur Albuquerque ressaltou ainda a participação do Ônibus do Trabalho e Emprego no resultado positivo alcançado pelo Sine, de janeiro até o momento. “Do total de carteiras emitidas em 2017, cerca de 2.000 foram através do ônibus itinerante do Sine, o que demonstra a importância dessa ferramenta no processo de oferta dos direitos do cidadão em todos os cantos do estado”, lembrou Albuquerque.
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“Soube que o serviço do Sine estava próximo de casa e decidi dar entrada na 2ª via da emissão da carteira, pois já recebi uma proposta para entrar no mercado de trabalho formal. Aguardei dentro do veículo, todo climatizado e, quandofoi minha vez, o atendimento se deu de forma rápida”, afirmou.
Processo
Para quem for retirar a primeira carteira de trabalho, é necessário apresentar documentos, como carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, podendo a carteira de identidade ser substituída pela certidão de nascimento.
Para a segunda via, é obrigatório portar os mesmos documentos, incluindo o boletim de ocorrência, caso a carteira de trabalho tenha sido roubada ou perdida e o espelho do PIS ativo.
Após a apresentação dos documentos, o servidor da Secretaria do Trabalho irá preencher a tabela do cadastro para gerar a carteira. Em seguida, será coletada a imagem, a impressão digital, bem como a assinatura. A carteira estará disponível dentro de 15 a 20 dias úteis.
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