/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Horta medicinal é implantada por pesquisadores estrangeiros no Polo Agroalimentar em Arapiraca

Por Assessoria Uneal 17/11/2017 10h10 - Atualizado em 17/11/2017 14h02
Foto: Assessoria Uneal
Mais de 20 integrantes de universidades da Alemanha, Espanha, Hungria, Eslováquia e România estiveram, nas últimas segunda (13) e terça-feira (14), no Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca, para participar de uma oficina de plantas medicinais. O grupo compõe o programa Herbs 4Yourth. A atividade foi coordenada pelo professor da Universidade Estadual de Alagoas, José Crisólogo Sales, coordenador do grupo de pesquisa Caatinga, no Campus II – Santana do Ipanema.

Durante a oficina, ministrada pela consultora da comunidade europeia no programa, Astrid von Geinkel, foi montada uma horta com plantas medicinais, no Polo Agroalimentar. Estudantes de graduação da Uneal participaram de todo o processo e também acompanharão o desenvolvimento das mudas.

“Essa horta está sendo monitorada via câmera e estação meteorológica montada pelos técnicos da Hungria e România. Vamos fazer outra horta em Santana do Ipanema. as duas hortas farão parte do programa Erasmus, da comunidade europeia. ‘A ideia é firmar uma parceria maior com o programa Herbs 4Yourth”, explicou Crisólogo Sales.

A iniciativa tem o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Reitoria da Uneal. "A visita e parceria com pesquisadores estrangeiros fortalece a nossa instituição, demonstrando a capacidade de inserção e articulação de nossos professores, integrando nossos estudantes nas atividades, como também consolida o Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca e as pesquisas na Uneal", frisou o pró-reitor Cristiano Cezar Gomes.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
A coordenadora acadêmica do Polo Agroalimentar, Katia Santos Bezerra, também acompanhou a realização da oficina e implantação da horta. “A presença dos pesquisadores europeus corresponde a um momento único, e também um primeiro passo para a internacionalização dos projetos desenvolvidos no Polo Tecnológico Agroalimentar”, avaliou.

Em janeiro, o docente e dois estudantes da Uneal irão para Múrcia, na Espanha, onde acontecerá o encontro mundial do programa. “É importante para Uneal, pois abre as portas para parceria com cientistas europeus colocando a instituição na linha de universidades parceiras da comunidade europeia”, ressaltou.

Também estiveram presentes as professoras Esmeralda Porto Lopes e Janesmar Cavalcanti, coordenadoras de laboratórios no Polo, estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Química do campus I, assim como o professor Lenivaldo Melo, coordenador administrativo do Polo.