/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Seleção de novos alunos do Colégio Tiradentes encerra com média de 1500 inscritos

Por Redação 24/11/2017 12h12 - Atualizado em 24/11/2017 15h03
Foto: Júnior Silva/Já É Notícia
Encerra nesta sexta-feira (24) o período de inscrição para novos alunos no Colégio Tiradentes da Polícia Militar, em Arapiraca. O processo seleciona alunos interessados em cursar o Ensino Fundamental no ano de 2018.

Em Arapiraca foram ofertadas 120 vagas, sendo 60 vagas para estudantes do 6º ano, e 60 vagas divididas igualmente para estudantes do 8º e 9º ano. Os interessados em cursar o 7º ficaram aguardando chamada do cadastro de reserva.

Apesar das poucas vaga, o diretor geral do Colégio Militar, tenente coronel Azevedo afirma que o colégio Tiradentes teve aproximadamente 1500 inscritos ingressar na unidade de ensino. As inscrições são realizadas pelos pais dos alunos.

A seleção de vagas é feita por meio de prova objetiva e subjetiva. A prova objetiva será constituída de 20 (vinte) questões de múltipla escolha, sendo 10 (dez) questões de Português e 10 (dez) de Matemática, cada uma possuindo 5 (cinco) alternativas, havendo apenas uma correta.

Na prova subjetiva os inscritos realizarão uma redação, na qual serão avaliados a escrita, a coordenação de ideias, a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de interpretação e expressão, de acordo com o nível de cada ano escolar.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
A inserção de alunos para o Colégio da Polícia Militar de Alagoas é destinado preferencialmente aos filhos de policiais e bombeiros, mas, segundo o tenente coronel Azevedo, todos competem igualitariamente com os demais candidatos.

“O critério de entrada na Escola Militar é a meritocracia, então, a maior média fica com a vaga. A única possibilidade de vantagem de um filho de militar é se ele empatar, dentre as vagas, com a mesma média com um filho de não militar. Mas, deixo a sociedade do agreste bem tranquila, nestes três últimos anos, nunca utilizamos esse formato de critério de desempate, porque um décimo faz toda diferença”, explicou o tenente coronel Azevedo, durante entrevista para o Portal Já É Notícia.

Outro critério para entrada no Colégio Militar foi a nova proposta do governo, que este ano o determinou que os candidatos oriundos da Rede Pública Estadual terão cota de 50% da disponibilidade do total de vagas.