/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Pré-matrículas online da rede estadual de ensino de Alagoas começam na segunda

Por G1 Alagoas 04/12/2017 08h08 - Atualizado em 04/12/2017 11h11
Para o ano letivo de 2018, a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas vai disponibilizar mais de - Foto: Divulgação/Seduc-AL
O período de pré-matrículas online para novos alunos da rede pública de Alagoas no ano letivo de 2018 começa na segunda-feira (4). Ao todo, serão disponibilizadas 52 mil vagas, e as inscrições dessa etapa terminam no dia 10 de dezembro.

Clique aqui e acesso o site da matrícula online

As vagas disponíveis são para o 1º ano do ensino fundamental, 6º ano do ensino fundamental, 1º ano do ensino médio, 1º ano do ensino médio integral, 1º ano do ensino médio integrado profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA) - 1º e 5º períodos diurnos e 1º e 6º períodos noturnos do Fundamental e 1º período do Médio.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do total de vagas, 7.960 serão disponibilizadas nas 50 escolas de tempo integral nas cidades de:

Maceió,
Arapiraca,
Coruripe,
Campo Alegre,
Teotônio Vilela,
São Miguel dos Campos,
Palmeira dos Índios,
Major Izidoro,
Viçosa,
Capela,
Girau do Ponciano,
Santana do Ipanema,
Olho d’Água das Flores,
União dos Palmares,
São José da Laje,
Murici,
Batalha,
Pão de Açúcar,
São José da Tapera,
Penedo,
Porto Calvo,
Matriz de Camaragibe,
Delmiro Gouveia,
Água Branca,
Rio Largo,
Pilar,
Marechal Deodoro.

De 4 a 10 de dezembro, os estudantes com mais de 18 anos ou os pais dos menores de idade devem acessar o site da matrícula online, clicar na opção "pré-matrícula" e iniciar o cadastro.

Nesse primeiro momento será preciso escolher três opções de escola, o turno, tipo de ensino e o ano e a série pretendidos. Depois, será gerado um comprovante de inscrição e um número de protocolo, que devem ser guardados pois são necessários para as próximas etapas da matrícula.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
“No momento do preenchimento, é fundamental atentar para alguns detalhes, como, por exemplo, informar se o estudante possui algum tipo de deficiência, se possui algum irmão que já estude na unidade de ensino almejada, se já é aluno da rede estadual. Quem não tiver como imprimir o comprovante de inscrição precisará anotar o número de protocolo gerado, que será solicitado nas próximas etapas da matrícula. É importante que os pais façam a pré-matrícula e não deixem seus filhos fora da escola. As Gerências Regionais de Educação e as escolas estaduais estarão à disposição para esclarecimento de dúvidas e efetivação da pré-matrícula”, explica Márcia Rodrigues, supervisora de Documentação e Vida Escolar da Seduc.

A divulgação do resultado da pré-matrícula será de 13 a 31 de dezembro deste ano. O candidato deverá consultar o mesmo site em que fez a inscrição para saber a unidade de ensino para a qual foi selecionado, assim como o local e a data para a confirmação.

No período de 2 a 5 de janeiro de 2018, o estudante ou responsável deverá comparecer até a escola com a documentação exigida para efetivar a matrícula (confira abaixo). Caso o candidato não compareça à escola selecionada no período da confirmação da matrícula, perderá automaticamente a sua vaga, que será destinada à comunidade.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Após a confirmação das matrículas na escola, haverá uma segunda chamada on-line no período de 10 a 12 de janeiro de 2018 das vagas remanescentes.

Confira a lista de documentos necessários para a matrícula

Comprovante de resultado da pré-matrícula do Sistema (Sageal);
Certidão de Nascimento/Casamento ou RG (original e cópia);
CPF do aluno (original e cópia);
Histórico Escolar (original) ou Declaração de Conclusão /Transferência original da última Unidade de Ensino em que estudou emitida num prazo máximo de 30 dias;
Original e cópia do RG e CPF do responsável legal, no caso de candidato menor de 18 anos;
Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
Original e cópia do comprovante de residência atualizado;
3 fotos 3x4;
Cartão de vacinação atualizado, para os alunos do 1º ao 5º ano;
Parecer descritivo individual sobre o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental;
Cartão do Programa Bolsa Família (original e cópia), caso o candidato seja beneficiário;
Cartão do Sistema Único de Saúde – SUS (original e cópia);
Histórico Médico Escolar, conforme Lei nº 7.788 de 22 de janeiro de 2016;
Termo de ciência do cumprimento do horário de funcionamento da escola que oferta ensino integral, matutino e vespertino, assinado pelo estudante, ou seu responsável;
Termo de autorização do uso da imagem assinado pelos pais/responsáveis (para estudante menor e de 18 anos).