/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Suposto fascista ameaça abrir fogo contra alunos e funcionários da USP

Por R7 04/12/2017 17h05 - Atualizado em 04/12/2017 20h08
Foto: Divulgação
Um suposto membro de um grupo fascista ameaçou abrir fogo contra alunos e funcionários da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP (Universidade de São Paulo). A carta, enviada por e-mail na manhã desta segunda-feira (4), tem conteúdo homofóbico, transfóbico, gordofóbico e com violência de gênero.

"Eu vou aparecer hoje na segunda-feira, último dia de aula, com uma touca ninja e duas pistolas 9mm que eu comprei na favela São Remo [vizinha à Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo], e vou entrar atirando para matar o maior número de viados (sic), travestis, esquerdistas e feministas que aparecerem na minha frente", diz a mensagem. 

O e-mail, cujos nomes de autor e endereço possuem nomes diferentes, foi enviado à secretaria de alunos do curso de Letras, ameaçando ainda atacar “a gorda que trabalha lá” com ácido sulfúrico.

Diante da ameaça, a diretoria da USP registrou um BO (Boletim de Ocorrência) no 93º DP (Jaguaré), que está investigando o caso. Até o momento, a polícia aponta Murilo Ianelli como suspeito, uma vez que participa de um grupo neonazista. Ianelli teria registrado, no passado, um BO por ter sofrido ameaças.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
“Semana passada foi organizado uma palestra neonazista na FFLCH, comandada pelo professor Luiz Antonio Lindo. Um palestrante foi expulso após uma saudação nazista, e a suspeita é de que o Ianelli seja este palestrante, já que o professor Lindo sumiu e não informa o nome do convidado”, afirma a delegada Juliana de Andrade Barbosa.