/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Resultado do Encceja Nacional do ensino médio está disponível

Por G1 06/02/2018 07h07 - Atualizado em 06/02/2018 10h10
Foto: Divulgação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou, no fim da tarde desta segunda-feira (5), o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) do ensino médio. A consulta é individual e deve ser feita pelo site enccejanacional.inep.gov.br. Para ver os resultados, cada candidatos precisa informar o CPF e a senha cadastrados na hora da inscrição.

Alguns candidatos relataram pelas redes sociais que não tiveram acesso às notas das provas objetivas, apenas a prova de redação. O G1 procurou o Inep, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

O Encceja Nacional foi realizado em 19 de novembro e teve 1,5 milhão de inscritos, sendo que 81% deles fizeram a prova com o intuito de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

Quem fez o exame para obter o documento referente ao ensino fundamental só poderão ver os resultados a partir de março, de acordo com o Inep.

Notas mínimas
De acordo com o edital, os candidatos do Encceja Nacional do ensino médio tiveram que realizar quatro provas objetivas - de ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens - e uma redação.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Para ser habilitado a receber o certificado de conclusão do ensino médio, os participantes precisam ter nota mínima de 100 pontos em cada uma das provas e no mínimo 5 pontos na prova de redação. No boletim, porém, o Inep explica que, para obter a proficiência em linguagens, é preciso tirar tanto nota maior ou igual a 100 na prova objetiva quanto nota maior ou igual a 5 na redação. Caso contrário, "não há certificação e será necessário refazer a prova de linguagens e redação", diz o boletim.

Para os candidatos que não tiraram nota suficiente em todas as provas, é possível usar notas de edições diferentes do Encceja para compor a nota final e obter o certificado de conclusão. Também é possível solicitar, junto à secretaria estadual de Educação ou o instituto federal escolhido no ato da inscrição, uma declaração parcial de proficiência.