/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Apagão deixa Alagoas e os demais estados do Nordeste sem energia elétrica

Por Gazeta Web 21/03/2018 18h06 - Atualizado em 21/03/2018 21h09
Foto: Felipe Camelo
Um problema no fornecimento de energia elétrica deixou todos os estados do Nordeste sem energia na tarde desta quarta-feira (21). Parte da Região Norte também foi afetada.

Por meio da assessoria de comunicação, a Eletrobras Distribuição Alagoas informou que monitora a situação junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que, por sua vez, informou que uma "perda de carga" causou o apagão. Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas, e as equipes trabalham para a recomposição dos sistemas Norte e Nordeste.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará.

As Centrais Elétricas do Pará (Celpa), por sua vez, informam que um problema foi detectado na usina de Tucuruí, no nordeste do estado. A usina é de responsabilidade das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e fornece energia para estados do Norte e Nordeste.

O fornecimento de energia elétrica está sendo retomado aos poucos.

Em Maceió, o trânsito ficou caótico por causa do apagão, já que todos os semáforos ficaram sem funcionar. Ainda é cedo para calcular os prejuízos provocados pela falta de energia nas cidades alagoanas.

Leia a íntegra da nota do ONS sobre o apagão:

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

As causas de desligamento estão sendo investigadas.