/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Professores girauenses compartilham experiências do PNAIC

Por Redação com Ascom/Prefeitura de Girau do Ponciano 28/05/2018 16h04 - Atualizado em 28/05/2018 21h09
Foto: Ascom/Prefeitura de Girau do Ponciano
Centenas de diretores, coordenadores e professores da educação infantil de Girau do Ponciano reuniram-se, no Ginásio de Esportes Djalma Nunes, para o encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2017, que tem, dentre outros objetivos, capacitar, numa perspectiva de educação continuada, orientadores de estudos e professores alfabetizadores do primeiro ciclo da alfabetização, contribuindo para a formação de sujeitos inseridos no mundo de maneira ativa e participativa.

O evento contou com a presença da Coordenadora Regional do PNAIC, Kaline Andrea Cavalcante, representante da 5ª GERE (Gerência Regional da Educação). “Estou muito feliz porque estou vendo que vocês estão fazendo bem o seu trabalho, seja lá na zona rural, seja aqui na zona urbana. O professor que adquiriu a formação do PNAIC deve colocar em prática o que aprendeu porque é uma metodologia que dá certo, é uma metodologia que a gente ver os frutos. Hoje, na era globalizada, não dá mais para a gente alfabetizar como eu fui alfabetizada, como muito de vocês foram alfabetizados. Que estes trabalhos bacanas não sejam apenas para esta amostra, mas que seja o trabalho diário de vocês”, disse Kaline Andrea, durante sua fala no evento.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Liderados pelos formadores locais, os professores apresentaram diversos trabalhos, os quais foram desenvolvidos em sala de aula, como chamadinha, literatura de cordel, contos, dramatizações, entre outros.

A professora Stephany, que apresentou o texto fatiado, falou da sua experiência com o PNAIC. “Para mim foi uma experiência maravilhosa porque eu não esperava que o PNAIC tivesse essa amplitude de conhecimento. Isso foi muito importante no meu aprendizado, no meu modo de ensinar e eu percebi que eles puderam me proporcionar um melhor conhecimento para passar para os meus alunos. O texto fatiado é uma maneira muito boa e fácil de trabalhar com as crianças, porque são coisas simples que acabam trazendo uma proporção de conhecimento para o aluno que tem muita dificuldade. É maravilhoso você ver um aluno conseguindo formar palavras, é gratificante”, completou Stephany.

Além das apresentações, também houve exposição dos estandes da educação infantil do 1º ao 3º ano.