/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Abertas inscrições para alunos da rede pública participarem de intercâmbio nos EUA

Por Agência Alagoas 21/06/2018 20h08 - Atualizado em 21/06/2018 23h11
Foto: Acervo pessoal/Biatriz
Se você tem entre 15 e 18 anos, estuda o ensino médio na rede pública, possui boas notas, fluência no idioma inglês e já participou de algum projeto voluntário por pelo menos um ano, uma oportunidade única lhe espera: você pode concorrer a uma vaga no Programa Jovens Embaixadores, iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) que oferece intercâmbio educacional de três semanas na Terra do Tio Sam para estudantes brasileiros da rede pública. A 17a edição do programa está com inscrições abertas até o dia 12 de agosto.

A seleção conta com seis etapas: a primeira é uma inscrição no site http://www.jovensembaixadores.org/2019/precadastro.php#dados-pessoais, enquanto, na segunda os inscritos deverão enviar a documentação. Na terceira e quarta fases, os candidatos participam de provas, sendo realizada primeiro a prova escrita e depois a oral, ambas em inglês. Em seguida, será realizada uma visita ao candidato e o término ocorre com a seleção dos 50 participantes.

“Um dos pré-requisitos para a inscrição é a participação prévia em projetos voluntários e o Programa Jovens Embaixadores é um grande estimulador do trabalho voluntário. Quando os participantes voltam, o sentimento de voluntariado fica ainda mais forte do que eles tinham quando foram”, destaca Dileusa Costa, supervisora da Integração Escola Comunidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e coordenadora estadual do programa.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Experiência enriquecedora – Segundo Dileusa, são inúmeras as vantagens que o programa oferece. Além da prática do idioma, há uma grande troca de experiências entre culturas: ao mesmo tempo que os alunos absorvem a cultura norte-americana, eles também levam um pouco da cultura brasileira para as famílias que os acolhem durante as três semanas do intercâmbio.

“Ao chegarem aos Estados Unidos, os escolhidos conhecem a capital Washington e visitam a Casa Branca. Os jovens então são separados em grupos e cada grupo segue para uma cidade diferente. Outro ponto extremamente positivo da experiência é a ampliação de horizontes para estes jovens”, relata.