/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Atividades para organizar e aumentar a capacidade de produção da sua mente

Por Assessoria 25/07/2018 22h10 - Atualizado em 26/07/2018 02h02
Passar horas na academia, puxar quilos, fazer abdominais e correr longas distâncias. Essas são ações essenciais para preservar a boa forma do corpo e aumentar os músculos e a resistência. Mas, assim como é necessário nutrir o nosso corpo com atividades intensas para aumentar sua capacidade, a mesma tamanha importância precisa ser dada ao cérebro. Assim como um músculo, ele também pode se atrofiar caso não seja exercitado.

A ciência já chegou a conclusão que é fundamental raciocinar e trabalhar a mente. A reserva cognitiva do cérebro, que é a capacidade de nosso cérebro suportar danos neurológicos devido ao envelhecimento e outros fatores sem mostrar sinais visíveis de lentidão ou perda de memória, diminui com o passar dos anos. Isso pode dificultar a execução de tarefas mentais do dia a dia. Ao manter o cérebro ativo, você protege as células cerebrais, estimula as conexões celulares e ainda pode até ser capaz de gerar novas células cerebrais.

“De maneira simplificada, a cada palavra aprendida e descoberta, uma nova ‘gaveta’ de informações é criada no cérebro do indivíduo. E quanto mais esse hábito de passatempos é estimulado, novas células nervosas serão requisitadas e mais sinapses serão feitas”, destaca a neurologista Célia Roesler, membro da Academia Brasileira de Neurologia.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Uma das maneiras de manter o nosso cérebro treinado e estimulado é através do entretenimento com as cartas. Está comprovado cientificamente que tal atividade conecta as pessoas e melhora a capacidade de observação e raciocínio. E a internet proporciona muitas alternativas para tal, o que gera muita praticidade e aumenta a popularidade desse tipo de interatividade. Um exemplo é o aplicativo da Full Tilt Casino, em que nele é possível praticar e aprender diferentes variáveis do poker — modalidade reconhecida mundialmente como um esporte de habilidade.

“Fazer exercícios de raciocínio pelo menos uma vez ao dia ajuda na renovação das conexões neuronais. É como se o cérebro fosse um músculo e a ‘malhação’ estimulasse o órgão a criar novas ligações entre os neurônios, aumentando o número de estradas pelas quais as informações podem trafegar dentro do cérebro”, destaca Juliana Conte em artigo publicado no Portal Drauzio Varella.

Resolver quebra-cabeças e palavras cruzadas também são ótimas dicas de atividades para a nossa mente. Enigmas de palavras cruzadas desafiam as áreas de linguagem e memória, enquanto os quebra-cabeças proporcionam exercícios para os lobos parietais — área do cérebro responsável pela preparação do pensamento, planejamento de necessidades individuais e emoção.


pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Socializar e treinar novas habilidades, como cozinhar e aprender novas línguas também são ser consideradas alternativas interessantes para manter nosso cérebro sadio.

Mas não trata-se somente de exercitar o cérebro, dormir bem é algo muito relevante e que deve ser levado muito a sério — já que boa parte da população brasileira sofre de insônia e apresenta dificuldades para dormir.




 
Quando você constrói um novo aprendizado, por exemplo, automaticamente está fazendo uma nova conexão celular, e outro estágio desse processo acontece enquanto dormimos. Sem dormir o suficiente, essas conexões celulares podem não se formar e a informação pode ser perdida.

“Dormir é fundamental para o cérebro. O cérebro que não dorme com regularidade enfraquece. Então, dormir bem é fundamental para que as memórias que você aprendeu durante o dia sejam armazenadas”, aponta neurologista Dra. Gisele Sampaio.

Logicamente, não existem dicas únicas que servem e são ideais para todos, mas fica claro que exercitar a nossa mente com regularidade e ter boas noites de sono são fundamentais para melhorar a qualidade de vida — e consequentemente envelhecer com saúde.