/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Adolescentes de Cacimbinhas criam leitor de cédulas de dinheiro para cegos

Por Redação com Agências 29/07/2018 16h04 - Atualizado em 29/07/2018 19h07
Foto: Reprodução
Os estudantes, Anielly Carolainy Alves Amorim, Daniela Rayane Candida da Silva e José Ueslley Silva Santos, apresentaram, durante esta semana, na 70ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) o protótipo capaz de fazer leitura de cédulas de dinheiro. A proposta dos estudantes é facilitar a vida dos deficientes visuais. O protótipo foi apresentado na Mostra Robótica e teve a orientação do professor Jenivaldo Lisboa de Araújo.

Os adolescentes são estudantes da Escola Estadual Muniz Falcão, da cidade de Cacimbinhas, região agreste. De acordo com a proposta dos estudantes, o protótipo funciona com um sensor de cor que mede o nível de RGB presente na cédula. A partir desses dados, é enviado um sinal para o computador, que relaciona a cor a um som. Cada número constado na cédula possui um som específico. É a partir disso que o deficiente visual pode identificar o valor da nota.

O modelo foi criado durante as aulas de robótica desenvolvidas na escola da rede pública, que contemplam estudantes do ensino médio interessados pelas áreas de eletrônicas e de tecnologia. O objetivo dos adolescentes é conseguir transformar essa proposta em uma luva, para facilitar o manuseio das notas.