/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Alagoano de apenas sete anos disputa campeonato de xadrez escolar

Por Redação com Gazetaweb 25/08/2018 14h02 - Atualizado em 25/08/2018 17h05
Foto: Divulgação
Um garoto de apenas sete anos, disputará, em dezembro próximo, a Copa Brasil de Xadrez Escolar (Cobraxe), que é promovida pela CBXE - Confederação Brasileira de Xadrez Escolar.

O nome do prodígio é Enzo Thomás, um alagoano que escolheu um esporte que envolve, principalmente durante a infância, o desenvolvimento do pensamento lógico, aumento de atenção e concentração, amadurecimento da paciência e do autocontrole.

"O Enzo é uma grande promessa desse jogo que é esporte e inteligência. Em seu primeiro ano de treino ele já é o melhor de Alagoas, número uma, de certeza", afirma o professor de xadrez Jayme Miranda.

Segundo especialistas, o momento certo de ensinar xadrez a uma criança é quando ela começa a desenvolver sua inteligência abstrata.

Essa é a fase em que os pequenos aprendem a fazer sozinhos atividades simples, como amarrar os sapatos. O método e a evolução individual dos alunos são essenciais para que o foco presente durante a prática possa se estender para as outras áreas, como a escolar, por exemplo.

Enzo é aluno do Colégio Santa Úrsula e participa dos jogos internos que seguem até este domingo, 26, envolvendo ainda as modalidades basquete, handebol, natação, voleibol e futebol.