/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Vereadores de Arapiraca viabilizam curso gratuito preparatório do ENEM para estudantes da rede pública

Por Assessoria 08/09/2018 15h03 - Atualizado em 08/09/2018 18h06
Foto: Assessoria
Os vereadores por Arapiraca Léo Saturnino e Fábio Henrique viabilizaram um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), voltado para estudantes da rede pública. Segundo os parlamentares, a ação pode ser considerada uma das mais importantes para suas carreiras políticas.

O projeto foi idealizado pelo professor Felipe Lopes, “procuramos várias entidades, entre estado e município, para ajudar a realizar essa ideia. Sou professor e sei da impossibilidade de alunos e alunas da rede pública pagarem um cursinho preparatório. Não conseguimos êxito com o setor público, porém, conseguimos a adesão de quatorze professores para a realização desse preparatório para o exame do ensino médio. Todas as portas que procuramos se fecharam”, lamentou o Professor, completando que o cenário mudou após a adesão dos vereadores Fábio Henrique e Léo Saturnino. “Eles fizeram a apresentação do projeto e também se dispuseram a ajudar onde fosse necessário, facilitando a realização das parcerias”, disse.

“Todo processo mudou quando procuramos os vereadores. Ano passado eles haviam promovido um “Aulão para o ENEM”, que nós participamos também. Depois de ter batido na porta de algumas entidades públicas, estadual e municipal, sem sucesso, procuramos o Fábio e o Léo e apresentamos o projeto para um cursinho com cinco módulos, substituindo o aulão. Eles toparam e foram atrás das parcerias que tanto precisávamos para a realização desse curso. Hoje, tivemos a grata satisfação de reunir cerca de 400 alunos para a aula inaugural, na segunda melhor sala de cinema do Garden Shopping- Cinesystem. Em menos de um mês, os vereadores foram atrás de parcerias e conseguiram o apoio do Shopping e a administradora dos cinemas” comemorou o professor Felipe.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O estagiário em gestão de varejo, Michael de Assis, foi o representante do projeto para a diretoria do Shopping. "Quando fiquei sabendo desse processo, coloquei-me na situação desses alunos da rede pública, justamente por ter passado pelo mesmo problema. Por essa dificuldade de não poder pagar um cursinho para me preparar melhor para o ENEM, consequentemente, entrar para a faculdade. Levei a proposta diretamente para a diretoria", lembrou o estagiário Michael.

“De pronto, abraçamos essa ideia e abrimos as portas do Garden Shopping, para esse projeto do cursinho preparatório grátis, e os alunos da rede pública de ensino do Estado”, comentou Daniela Santos, gestora de Marketing Do Shopping.

A Cinessystem, empresa administradora das salas de cinema, através de seu gerente Moisés, foi consultada, aprovou a parceria e cedeu a melhor sala de cinema para a realização das aulas.

O vereador Léo Saturnino enfatizou a disposição da diretoria do Garden Shopping, em possibilitar a realização desse cursinho preparatório. "Nós, eu e o Fábio, logo após o término do aulão que fizemos ano passado, já tínhamos a garantia do Shopping, a informação que o próximo aulão seria naquele espaço. Só modificamos de uma única aula para um cursinho que preparará, bem melhor, esses alunos oriundos do ensino público. Como o Professor Felipe explicou, sem o apoio do poder público, procuramos a iniciativa privada, e encontramos na diretoria do Garden Shopping, o total e irrestrito apoio que precisávamos para a execução do curso".

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Com a celebração da parceria entre o Garden Shopping Arapiraca, os vereadores Fábio Henrique e Léo Saturnino conseguiram unir a iniciativa privada e o interesse público, Uma vez que o Estado e Município não atenderam a essa solicitação.

“Essa ação já me realiza. Poder ajudar de maneira efetiva os alunos que não conseguem ter uma melhor preparação para ingressar na faculdade, através do ENEM, já me deixa satisfeito e cheio de esperanças no futuro de nossos jovens. Em podermos proporcionar mais inclusão no ensino superior. E, com isso, melhorar a qualidade de vida das nossas novas gerações”, finalizou Léo Saturnino.