/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Seminário abre programação do Setembro Amarelo em Arapiraca

Por Assessoria 10/09/2018 16h04 - Atualizado em 10/09/2018 19h07
Foto: Assessoria
A Campanha Setembro Amarelo, movimento mundial que estimula a prevenção do suicídio, foi iniciada nesta segunda-feira (10), em Arapiraca. A abertura da programação, elaborada pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu no Planetário e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, com o seminário “Escuta, Acolhimento e Educação em Saúde como ferramenta na prevenção automutilação e suicídio”.

A data escolhida para iniciar as atividades faz alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Destinado aos profissionais enfermeiros, assistentes sociais da Atenção Básica, profissionais dos Cras, do Nasf, supervisores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, o seminário integra as ações contempladas no projeto de intervenções, programado pela Comissão Intersetorial de Prevenção à Automutilação e Suicídio de Arapiraca.

Comissão Intersetorial
De acordo com Edna Veríssimo, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, a proposta do município, com a formação da comissão, que foi criada em fevereiro deste ano, é desenvolver estratégias que favoreçam a prevenção e a redução do alto e crescente índice de casos de automutilação, tentativas e efetivações de suicídio.

Programação
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Entre os temas do seminário, “O perfil da morbimortalidade dos suicídios em Arapiraca”, ministrado pela coordenadora do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, Ana Lúcia Alves; “Suicídio, falar é a melhor solução”, com a médica e professora Deuza Gitaí, representando o Centro de Valorização da Vida (CCV); e “Autópsia Psicológica” com Ricardo de Oliveira, do Centro de Amor a Vida (CAVIDA).

A programação do dia será finalizada com a “Caminhada pela Vida”, a partir das 15h, com concentração na praça Luiz Pereira Lima e como destino o Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no centro. E nos próximos dias 17, 18 e 20, as atividades seguem com seminários para capacitação e elaboração dos cronogramas da Educação em Saúde, que serão desenvolvidas nas escolas municipais para os adolescentes.

Parceiros
Entre os apoiadores das atividades do Setembro Amarelo, elaboradas pela Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca, o Conselho Regional de Psicologia, Projeto João Lucas, Projeto Sementes, Fundação Alcance, Equipe do grupo Informação, Educação e Comunicação – Departamento de Promoção à Saúde, Centro de Amor à Vida (Cavida), Centro de Valorização à Vida (CVV) e Secretarias Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação e Esporte.