/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Protestos contra Bolsonaro ocorrem em pelo menos 40 cidades; atos a favor, em 14

Por G1 29/09/2018 19h07 - Atualizado em 29/09/2018 22h10
Foto: Derek Gustavo/G1
Em ao menos 40 cidades de 19 estados, manifestantes foram às ruas para atos contrários à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) neste sábado (29). O movimento, chamado de #EleNão, foi convocado pelas redes sociais, com o apoio de artistas, durante o mês de setembro.

Em resposta ao movimento, entusiastas de Bolsonaro também se reuniram em atos pelo Brasil para demonstrar apoio ao presidenciável. Oito estados tiveram atos a favor de Bolsonaro.

Em Maceió, a manifestação contra Bolsonaro reuniu milhares pessoas na orla da Ponta Verde. Pessoas independentes e integrantes de movimentos sociais, sindicais e políticos com faixas e cartazes iniciaram uma caminhada às 16h, da Praça Gogó da Ema, em frente ao antigo Alagoinha, até o Posto 7, na Jatiúca. A organização do movimento diz que 3 mil pessoas participam do ato. A Polícia Militar não informou a estimativa de participantes.

No Rio de Janeiro, manifestantes contrários ao candidato se reuniram na Cinelândia, no Centro, no início da tarde. Inicialmente, a concentração foi em frente ao Cine Odeon. Às 17h, parte dos manifestantes deixou a Cinelândia e seguiu em passeata por ruas do Centro do Rio. Ainda não há estimativa de público.

Manifestantes contra Bolsonaro chegam de metrô e ocupam a Cinelândia

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Os apoiadores de Bolsonaro se concentravam na Avenida Atlântica, em Copacabana, Zona Sul do Rio, na altura do Posto 5. A Polícia Militar acompanhou a manifestação.

Às 18h50, o Centro de Operações do Rio informou que as pistas, que estavam ocupadas desdes às 14h pelos manifestantes, foram liberadas.

São Paulo
Os manifestantes começaram a se reunir no Largo da Batata, Zona Oeste de São Paulo, por volta das 14h30 no ato "Mulheres contra Bolsonaro"

Evento organizado pelas redes sociais também contou com o apoio de partidos e movimentos de esquerda. Artistas se apresentaram em um caminhão de som e barracas vendiam camisetas com a hastag #EleNão.

A expressão também estava em bandeiras acompanhada de palavras de ordem como “ditadura nunca mais”, contra o machismo, o racismo e a exploração.

Por volta das 18h, o grupo começou a caminhar. A pista da Avenida Rebouças, sentido Paulista, chegou a ficar completamente interditada. Os organizadores estima que o ato tenha reunido 150 mil pessoas. A Polícia Militar diz que não vai estimar o número de pessoas participantes.

Os manifestantes paulistanos a favor do candidato do PSL começaram a se reunir por volta das 10h em frente ao Estádio do Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo. Eles planejavam sair em carreata pela Zona Norte e chegar até o Parque do Ibirapuera, na Zona Sul. Não havia estimativa de participantes até as 13h.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Durante a manhã, manifestações contra e a favor o candidato ocorreram em 40 cidades de 12 estados brasileiros. Os atos foram convocados pelas redes sociais.

Até as 13h, 40 cidades em 10 estados tinham registrado manifestações contrárias a Bolsonaro: Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Já os atos a favor do candidato tinham acontecido em 14 cidades de 6 estados: Goiás, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

Cidades em diferentes países pelo mundo, como Nova York, Londres, Lisboa, Barcelona e Cidade do México também tiveram manifestações contra Jair Bolsonaro, de maior ou menor proporção, neste sábado.

Veja abaixo como foram os atos pelos estados do Brasil nessa tarde:

ACRE_ RIO BRANCO
A favor de Bolsonaro: O ato começou às 16h17 no horário local (19h17 no horário de Brasília) na entrada do bairro Universitário e seguiu pelas ruas da capital atéa Arena da Floresta. Não há uma estimativa do número de participantes.

CEARÁ_FORTALEZA
Contra Bolsonaro: As pessoas começaram a se concentrar por volta das 15h e saíram em caminhada às 16h30. A organização estima que mais de 5 mil pessoas estejam no ato. A Polícia Militar não divulgou os números de participantes.

DISTRITO FEDERAL_ BRASÍLIA
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_04
Contra Bolsonaro: A concentração no gramado da Esplanada dos Ministérios, em frente à rodoviária do Plano Piloto, começou por volta das 14h30. Mulheres discursaram em trio elétrico e partiram em caminhada às 15h30, em direção à Funarte, passando pela Torre de TV. A Polícia Militar informa que há 7 mil manifestantes. A organização ainda não divulgou uma estimativa.

ESPÍRITO SANTO_ VITÓRIA
Contra Bolsonaro: A concentração dos manifestantes começou às 14h, na Praça do Papa, em Vitória. A previsão é que os participantes saiam em passeata, em direção à Praça dos Desejos. A organização ainda não informou a quantidade de manifestantes. Já a Polícia Militar informou, às 16h20, que há 2 mil pessoas no local.

CARIACICA
A favor de Bolsonaro: Uma passeata saiu do estádio Kléber Andrade, em Cariacica, na Grande Vitória, às 14h45 deste sábado. O grupo seguiu com destino a Campo Grande, onde chegou por volta das 15h40. A organização não informou a quantidade de participantes. A PM também não enviou uma estimativa.

MATO GROSSO_CUIABÁ
Contra Bolsonaro: A manifestação ficou concentrada na Praça Ulisses Guimarães, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), em Cuiabá. Pessoas independentes e integrantes de movimentos sociais, sindicais e políticos com faixas e cartazes se reuniram às 16h. Mesmo com chuva forte, o grupo permaneceu no local. A Polícia Militar acompanhou o protesto de longe, mas não enviou uma estimativa de participantes. A organização do movimento contabilizou mais de mil pessoas na manifestação.

MATO GROSSO DO SUL_ CAMPO GRANDE
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_05
Contra Bolsonaro: O ato começou às 15h na Praça Cuiabá, no Centro da cidade. A organização estima que 3 mil pessoas tenham participado do ato.

DOURADOS
Contra Bolsonaro: Os manifestantes se reuniram na Praça Antonio João, no centro da cidade, das 15h30 às 16h. Segundo a organização, foram 1,5 mil participantes. A Polícia Militar não divulgou estimativa.

MINAS GERAIS_ BELO HORIZONTE
Contra Bolsonaro: O ato começou por volta das 14h na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte. Manifestantes se concentraram no monumento chamado Pirulito, fechando o cruzamento das Avenidas Afonso Pena e Amazonas. Depois seguiram para a Praça da Estação, acompanhando um trio elétrico. O ato seguiu no local até as 18h30. A Polícia Militar não divulgou estimativa de participantes. A Frente Brasil Popular Minas informou que esteve à frente da organização do ato com mais 25 blocos de carnaval e 40 organizações, como coletivos, sindicatos e partidos. Segundo a Frente Brasil Popular Minas, o protesto reuniu mais de 100 mil pessoas.

JUIZ DE FORA
Contra Bolsonaro: Os manifestantes se concentraram no Parque Halfeld, no Centro, desde as 11h. Depois, seguiram por diversas ruas do Centro da cidade e foram para a Praça Antônio Carlos. A organização estima que 30 mil pessoas estejam participando do ato. A Polícia MIlitar não passou números.

TRÊS PONTAS
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_06
A favor de Bolsonaro: Houve uma carreata com saída da Praça Cônego Vitor, por volta do meio-dia. Os carros percorreram ruas centrais. A carreata acabou por volt adas 14h. Não há estimativa de participantes.

UBERLÂNDIA
Contra Bolsonaro: O ato começou às 14h na Praça Tubal Vilela,no Centro. A previsão era que a manifestação terminasse por volta das 16h, após uma passeata. Não há estimativa de participantes.


PARÁ_ BELÉM
Contra Bolsonaro: A concentração do ato foi às 16h no Mercado de São Brás. A organização informou que 6 mil pessoas participam da manifestação. A Polícia Militar não divulgou estimativa.

MARABÁ
Contra Bolsonaro: O ato começou às 17h na Praça da Prefeitura com previsão de caminhada até o Shopping Pátio Marabá. Mil pessoas participam da manifestação, segundo a organização. A Polícia Militar não divulgou estimativa.

SANTARÉM
A favor de Bolsonaro: Os apoiadores do presidenciável se reuniram às 17h na Praça de Eventos Bíblico Cultural Silas Brum. Não há estimativa de participantes.

Contra Bolsonaro: A manifestação começou às 17h na Praça Monsenhor José Gregário (Praça da Matriz). As pessoas ainda devem percorrer a orla da cidade durante o protesto. Não há estimativa de participantes.

PARAÍBA_ JOÃO PESSOA
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_07
A favor de Bolsonaro: o ato começou por volta das 16h, na Praça da Independência, no Centro de João Pessoa e terminou por volta das 17h30. Até as 18h30, a organização e a Polícia Militar não tinham divulgado uma estimativa de participantes.

Contra Bolsonaro: Os manifestantes estão concentrados na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, no Centro da capital. O ato começou às 15h, e a estimativa da organização é que 10 mil pessoas estejam participando. A PM não divulgou uma estimativa.

PATOS
A favor de Bolsonaro: a concentração começou às 17h e, por volta das 18h, uma carreata saiu do bairro Bivar Olinto em direção ao Terreiro do Forró, localizado no bairro Brasília. Um trecho da BR-361 foi interditado. Até as 18h30, uma estimativa de participantes não tinha sido divulgada.

PERNAMBUCO_ CARUARU
Contra Bolsonaro: Os manifestantes se reuniram a partir das 14h, na frente do INSS. A previsão é que o ato terminou por volta das 17h30 no Marco Zero da cidade. A Polícia Militar informou que a manifestação reuniu 700 pessoas.


RECIFE
Contra Bolsonaro: A concentração na Praça do Derby, no Centro da capital, começou às 14h. A passeata contra Bolsonaro teve início às 16h. A estimativa dos manifestantes é de 15 mil pessoas, segundo a organização do evento. A Polícia Militar de Pernambuco não informa estimativa de público em eventos.

RIO GRANDE DO NORTE_ NATAL
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_08
Contra Bolsonaro: O protesto começou por volta das 15h no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho. Os cruzamentos próximos foram fechados pela Secretaria Municial de Trânsito. O protesto terminou por volta das 18h. Segundo os organizadores, eram 10 mil pessoas. A Polícia Militar não divulgou estimativa de participantes.

RIO GRANDE DO SUL_ CAXIAS DO SUL
Contra Bolsonaro: A manifestação ocorreu na Praça da Bandeira por volta das 15h. Não há estimativa de participantes.

ERECHIM
A favor de Bolsonaro: Motoristas participaram de uma carreata em favor do presidenciável. Depois, houve uma concentração de manifestantes na praça em frente à prefeitura de Erechim. Não há estimativa de participantes.

PORTO ALEGRE
Contra Bolsonaro: A manifestação #EleNão ocorre na tarde deste sábado (29) no Parque da Redenção, em Porto Alegre. O ato tem a presença de candidatos e é pacífico até o momento. A Brigada Militar não divulgou o número de pessoas no ato. A organização informou que 20 mil pessoas participaram do ato.

PASSO FUNDO
Contra Bolsonaro: A manifestação começou às 15h. As pessoas caminharam pela principal avenida da cidade até a chamada esquina democrática, no Centro. São cerca de 100 pessoas, segundo a Brigada Militar.

PELOTAS
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_09
Contra Bolsonaro: Um ato contra o presidenciável ocorre perto do Mercado Público de Pelotas, desde as 16h. Não há estimativa de participantes.

SANTA MARIA
Contra Bolsonaro: A manifestação ocorreu na Praça Saldanha Marinho por volta das 14h. Não há estimativa de participantes.

URUGUAIANA
Contra Bolsonaro: Os manifestantes saíram da Avenida Presidente Vargas, que é a principal da cidade e caminharam até o centro da cidade, na Praça do Barão. O protesto começou às 16h e terminou às 18h. Não há uma estimativa do número de participantes.


RIO DE JANEIRO_ CABO FRIO
Contra Bolsonaro: O ato começou às 15h na Praça Porto Rocha. Na cidade, a manifestação recebeu o nome de "Ato Regional Contra o Fascismo". Segundo a organização, são cerca de 150 manifestantes.

SANTA CATARINA_ BLUMENAU
A favor de Bolsonaro: Os apoiadores de Bolsonaro fizeram uma carreata, que começou no município vizinho de Gaspar e chegou a Blumenau. A Polícia Militar estima que 460 carros e mil pessoas tenham participado do ato.

Contra Bolsonaro: Os manifestantes começaram a caminhada na Praça Dr. Blumenau e seguiram na rua XV de Novembro. A Polícia Militar informa que 150 pessoas participaram do ato.

FLORIANÓPOLIS
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_10
Contra Bolsonaro: Na capital, a concentração dos manifestantes contrários a Bolsonaro foi no Largo da Catedral. Depois eles seguiram em passeata pela Avenida Beira-mar Norte. Segundo a organização, 30 mil pessoas participaram do ato. Para a PM, eram 10 mil.

SERGIPE_ ARACAJU
Contra Bolsonaro: A concentração do ato começou às 15h na Avenida Adélia Franco, no bairro Jardins. Segundo a organização, 5 mil pessoas participam da manifestação. A Polícia Militar não divulgou estimativa.

SÃO PAULO_ ARARAQUARA
Contra Bolsonaro: Os manifestantes percorreram as ruas São Bento, Portugal e Nove de Julho terminando na Praça Santa Cruz. Segundo a organização, o ato reuniu 1,5 mil pessoas. A Polícia Militar informa que foram mil participantes.

BAURU
Contra Bolsonaro: A manifestação teve concentração por volta das 14h na Praça Rui Barbosa. Em seguida, os manifestantes saíram em marcha até a Estação Ferroviária pelo Calçadão da Batista de Carvalho e depois voltaram para a Praça Rui Barbosa. O ato terminou por volta das 17h30. Não há uma estimativa do número de participantes.

IBITINGA
Contra Bolsonaro: A concentração do protesto começou por volta das 15h na Praça João Abraão, onde manifestantes ficaram até as 17h. Segundo a organização, 150 pessoas participaram do ato. A Polícia Militar informa que foram 50 manifestantes.

MOGI DAS CRUZES
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_11
Contra Bolsonaro: O ato começou às 15h30 no Largo do Rosário, no centro da cidade, e terminou às 17h45 no Largo do Bom Jesus. A organização estima que 1,8 mil pessoas tenham ido ao ato. A Polícia Militar informa que foram 200 participantes.

JAÚ
A favor de Bolsonaro: A carreata começou por volta das 15h na Avenida Egisto Franceschi, no bairro Alto da Colina. As pessoas seguiram durante o ato por outras ruas do bairro. A Polícia Militar diz que 25 caminhões, 300 carros e 100 motos participamd a carreata.

JAGUARIÚNA
A favor de Bolsonaro: Uma carreata começou por volta das 12h30 na Rua Amazonas. O ato teve adesão de pelo menos mil motoristas, informou a organização.

JUNDIAÍ
Contra Bolsonaro: Manifestantes protestam contra o presidenciável na Ponte Torta, no Centro da cidade. O ato teve início às 16h. Segundo os organizadores, cerca de 200 pessoas participam da manifestação.

LENÇÓIS PAULISTA
Contra Bolsonaro: A passeata começou às 14h na Praça da Matriz. Os manifestantes percorreram a Rua XV de Novembro e a Avenida 25 de Janeiro. Depois, retornaram para a praça por volta das 17h, quando terminou o ato.

OURINHOS
Contra Bolsonaro: O ato começou por volta das 16h na Praça dos Skatistas. Depois, as pessoas saíram em passeata pela Avenida Saldanha Rodrigues. O ato terminou às 17h30. Segundo a organização, 500 pessoas participaram do ato. A Polícia Militar não informa o número de manifestantes.

RIBEIRÃO PRETO
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_12
Contra Bolsonaro: O protesto contra Bolsonaro começou por volta das 11h30. O ato terminou por volta das 16h, na Esplanada do Theatro Pedro II, no centro da cidade. A organização estima que 2,2 mil pessoas estejam participando da manifestação.

SANTOS
Contra Bolsonaro: O ato reuniu manifestantes na Praça Independência, em Santos. A organização estima que 3 mil pessoas estejam na manifestação. A Polícia Militar informa que são mil participantes.


SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Contra Bolsonaro: O ato ocorre em frente à Prefeitura de São José do Rio Preto, na Avenida Alberto Andaló, desde as 16h. O grupo ainda vai caminhar passar pelo Mercadão Municipal na Rua 15 de Novembro e ir até o Anfiteatro Nelson Castro, na Avenida Duque de Caxias, onde será realizado um abraço coletivo e simbólico.

SOROCABA
Contra Bolsonaro: A concentração começou às 15h, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da cidade. Em seguida, o grupo deu uma volta no quarteirão (ruas da Penha, Monsenhor João Soares e Braguinha) aos gritos de "ele não". Não há estimativa de participantes.

SUZANO
A favor de Bolsonaro: A concentração do ato começou às 14h na Praça Cidade das Flores, na região central. A organização estima que mil pessoas tenham participado do ato. A Polícia Militar divulgou que o protesto teve 500 participantes.

TATUÍ
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_13
Contra Bolsonaro: Uma manifestação contra o presidenciável está ocorrendo na Praça da Matriz. Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), cerca de 200 pessoas participam do ato pacífico. Os organizadores ainda não divulgaram a estimativa de público. As pessoas começaram a chegar ao local por volta das 15h e saíram em uma passeata pelas ruas da cidade acompanhadas de um trio elétrico.

TAUBATÉ
Contra Bolsonaro: As pessoas se reuniram na Praça Santa Terezinha por volta de 15h. Houve também uma passeata nas ruas próximas à praça. Não há estimativa de participantes.

TUPÃ
A favor de Bolsonaro: A carreata começou a partir das 10h30 na Rua Estados Unidos. O encerrando próximo ao Parque do Atleta, por volta das 13h. Segundo organizadores, o manifesto reuniu aproximadamente 2 mil carros

TOCANTINS_ PALMAS
A favor de Bolsonaro: As pessoas se reuniram na Praça dos Girassóis, na região central, a partir das 15h. A previsão é que a carreata siga pela Avenida Teotônio Segurado, que corta a cidade de norte a sul, e vai em direção ao Ginásio Ayrton Senna, na região sul de Palmas.

Contra Bolsonaro: O ato começou por volta das 16h na Praça dos Povos Indígenas, de onde os manifestantes saíram em direção à Assembleia Legislativa, na Praça dos Girassóis. Não há estimativa de participantes.