/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Hermeto Pascoal vence categoria de jazz do 19º Grammy Latino

Por G1 17/11/2018 15h03 - Atualizado em 17/11/2018 18h06
Foto: Divulgação
Nem Chico Buarque e tampouco Anitta. O único artista brasileiro premiado em categorias gerais do 19º Grammy Latino foi Hermeto Pascoal, vencedor na categoria Melhor álbum de jazz latino por conta do disco Natureza universal (2017), gravado e assinado pelo instrumentismo alagoano com big band.

Na cerimônia de entrega dos prêmios realizada ontem, 15 de novembro, no MGM Grand Garden, em Las Vegas (EUA), a Academia Latina de Gravação mais uma vez minimizou a produção fonográfica do Brasil nas categorias realmente importantes.

Nem as conexões de Anitta com astros do mercado musical de língua hispânica – foco primordial do Grammy Latino – fizeram com que a artista brasileira levasse o prêmio de Melhor canção urbana pela gravação de Downtown (José Balvin, Alejandro Ramírez, Justin Quiles, Anitta, 2017). Ou se sagrasse vencedora na categoria Melhor fusão / Interpretação urbana pela gravação de Sua cara (Anitta, Thomas Pentz, Boaz Beatz, Pablo Bispo, Jefferson Jr., Arthur Marques, Umberto Tavares, Rashid Badloe, Giordano Ashruf, Rodrigo Antunes e Shareef Badloe, 2017).

Chico Buarque tinha cacife para levar o prêmio de Álbum do ano por Caravanas (2017), mas perdeu para Luis Miguel, laureado pelo álbum ¡México por siempre! (2017), bem mais ao gosto dos eleitores da academia.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Isolados do mercado latino pela barreira da língua portuguesa, os artistas brasileiros tiveram que se contentar – mais uma vez – com os prêmios das categorias dedicadas exclusivamente à produção fonográfica nacional.

O que já era previsível. Tanto que, em 19 edições do Grammy Latino, somente um cantor brasileiro foi premiado com o troféu de Álbum do ano ou de Música do ano. No caso, Ivan Lins com o disco Cantando histórias (2004), eleito o Álbum do ano na edição de 2005.

Por isso, Chico Buarque nem se deu ao trabalho de ir à premiação. Se Anitta foi e atuou como uma das apresentadoras da cerimônia, é porque a artista investe na consolidação da imagem nesse mercado de língua hispânica.

A marca Grammy é indiscutivelmente forte e ainda ecoa em todo o universo pop. Mas, por mais força que a marca tenha, uma vitória no Grammy Latino nas categorias exclusivamente brasileiras serve somente para inflar os egos dos vencedores, jamais alternando o status de um artista no mercado.

Dito isso, eis os brasileiros que levaram troféus de melhores álbuns nas categorias nacionais:

♪ MELHOR ÁLBUM DE POP CONTEMPORÂNEO EM LÍNGUA PORTUGUESA: Noturno, de Anaadi

♪ MELHOR ÁLBUM DE ROCK OU DE MÚSICA ALTERNATIVA EM LÍNGUA: PORTUGUESA: Lenine em trânsito, de Lenine

♪ MELHOR ÁLBUM DE SAMBA/PAGODE: Amor e música, de Maria Rita

♪ MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: Caravanas, de Chico Buarque

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
♪ MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA SERTANEJA: Elas em evidência, Chitãozinho & Xororó

♪ MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA DE RAÍZES EM LÍNGUA PORTUGUESA: +AR, de Almir Sater & Renato Teixeira

♪ MELHOR ÁLBUM CRISTÃO EM PORTUGUÊS: Som da minha vida, de Fernanda Brum