/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Vídeo. Furto de água seca fonte de abastecimento na zona rural de Penedo

Por Assessoria 08/12/2018 15h03 - Atualizado em 08/12/2018 18h06
Foto: Reprodução de vídeo
Moradores dos povoados Itaporanga e Marizeiro, situados na zona rural de Penedo, estão com fornecimento de água suspenso pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O motivo é grave: a fonte que abastece as comunidades está secando. O nível da água no ponto de captação está abaixo do mínimo, a ponto de não cobrir completamente a bomba da estação.

O esvaziamento constatado ontem, sexta-feira (07) foi informado por funcionário responsável. Para o diretor de Operações da autarquia municipal Marcelo Salgueiro o motivo do problema sãos "gatos" na rede que atende a comunidade rural do Marizeiro.

"Eu tenho certeza que isso é resultado dos furtos em nossa rede de abastecimento porque a estação da Itaporanga tem capacidade para fornecer doze mil litros de água por hora, volume suficiente para atender um conjunto habitacional com 500 casas por dia", explica Marcelo Salgueiro. O desvio é cometido por pessoas que furtam água da rede durante a noite para irrigar pastos, plantações e encher reservatórios de suas propriedades rurais localizadas nas imediações do Marizeiro.

Parte da comunidade Itaporanga é atendida por água retirada de um poço artesiano que não tem vazão para atender todo o povo. Já o Marizeiro é totalmente dependente da fonte agora exaurida. De acordo com o SAAE Penedo, Marizeiro tem 74 ligações, todas com hidrômetro instalado.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Por conta das altas temperaturas do verão, o que eleva a evaporação de água da fonte, a recuperação do ponto de fornecimento de água não acontece a curto prazo.

"O que mais nos deixa indignados é que esse tipo de situação acontece por ação de pessoas que têm a capacidade de deixar vizinhos e até moradores de suas fazendas sem água, cometendo furtos na calada da noite, difíceis de serem flagrados, favorecendo que esse tipo de crime ocorra. Na próxima semana faremos rondas noturnas com a polícia para tentar coibir tais crimes", diz Francisco Guerra, Diretor Interino do SAAE. 

Assista o vídeo