/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Juízes atuam em Arapiraca e mais quatro comarcas para realizar audiências de custódia

Por Niel Antonio/Ascom CGJ-AL 14/01/2019 10h10 - Atualizado em 14/01/2019 13h01
Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (14), o desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, corregedor-geral de Justiça, divulgou a escala das audiências de custódia do interior do Estado, que serão realizadas durante esta semana. As audiências acontecem em cinco comarcas que abrangem outros municípios circunvizinhos. A Portaria pode ser consultada no Diário de Justiça eletrônico.

Na Comarca de Atalaia, quem responde é o juiz João Paulo Alexandre dos Santos e, em Arapiraca, o magistrado André Gêda Peixoto Melo conduz as atividades. Em Água Branca, o juiz Filipe Ferreira Munguba; em Coruripe, o juiz Mauro Baldini; e, em União dos Palmares, o juiz Anderson Santos dos Passos.

A audiência de custódia é um instrumento processual que determina que todo preso em flagrante deve ser levado à presença da autoridade judicial, no prazo de 24 horas, para que o magistrado avalie a necessidade de manutenção da prisão ou concessão de liberdade, com ou sem a imposição de medidas cautelares. Essa modalidade de audiência foi implantada em Maceió em outubro de 2015 e está sendo expandida para o interior de Alagoas.

No Diário de Justiça Eletrônico é possível conferir a escala dos juízes e a relação de todas as unidades judiciárias participantes.

Capacitação

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Para atender às determinações do Conselho Nacional de Justiça, em dezembro de 2018, magistrados participaram de um workshop sobre audiência de custódia, com teoria e prática, promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esmal). O curso teve como objetivo a capacitação para a utilização do Sistema de Audiência de Custódia (Sistac), para aplicação prática nos plantões de finais de semana e expansão da tecnologia e modalidade de audiências às unidades do interior do estado.