/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Prefeitura de Marechal decreta emergência após avanço do mar na Barra Nova

Por Redação com Gazetaweb 23/01/2019 07h07 - Atualizado em 23/01/2019 10h10
Mar avança e atinge casas e estabelecimentos na Barra Nova - Foto: Reprodução/Gazetaweb
A Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro decretou situação de emergência para o povoado Barra Nova, região situada no Litoral Sul do estado. O documento foi assinado nessa terça-feira (22) e será publicado em edição do Diário Oficial do Estado (DOE). A medida foi tomada devido ao avanço do mar, que atingiu casas e estabelecimentos comerciais da localidade.

Segundo informações da assessoria de comunicação da prefeitura, o intuito do Município é de que o decreto de emergência seja reconhecido pela Defesa Civil Estadual, porém, o órgão já sinalizou que irá reconhecer a gravidade da situação. Após o reconhecimento, o documento será encaminhado a Brasília, para análise e aprovação pelo governo Federal.

"Na próxima semana, o prefeito vai reunir a bancada alagoana, a fim de pedir recursos para obras de contenção do avanço do mar, que giram em torno de cinquenta milhões de reais", disse a assessoria.

A reportagem da TV Gazeta esteve logo cedo, na Barra Nova, e foi informada de que técnicos da Defesa Civil vão retornar à localidade, para acompanhar a situação. Aos poucos, o mar avança e toma conta da calçada de residências e estabelecimentos comerciais.

Reparos

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
A Prefeitura de Marechal Deodoro deu início, na manhã de ontem, aos trabalhos de contenção da maré. Desde a tarde dessa segunda-feira (21) que os moradores da região estão aflitos, porque a força da água já derrubou muros e parte de residências.

A Gazetaweb chegou a receber imagens de uma moradora da localidade, que relatou que o bar do pai acabou desabando devido ao avanço do mar e que uma pessoa teria se machucado com um pedaço de telha.

"Tudo caindo, o bar do meu pai já não existe mais. As casas perto da praia já estão se acabando devido ao mar. O muro atrás da Igreja Santa Luzia também já acabou. Olha, o mar está invadindo tudo. Está todo mundo com medo", disse a moradora.