/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Câmara Municipal de Arapiraca concede Comenda Manoel André ao bispo de Penedo, Dom Valério Breda

Por Redação com Ascom/Câmara Municipal de Arapiraca 27/03/2019 15h03 - Atualizado em 27/03/2019 18h06
Dom Valério Breda, bispo de Penedo - Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de Arapiraca vai realizar, nesta quinta-feira (28), a partir das 19h30, Sessão Solene para outorgar a Comenda Manoel André ao Bispo de Penedo, Dom Valério Breda.

A homenagem é uma iniciativa da vereadora Gilvania Barros como uma forma de reconhecimento do Legislativo Municipal de Arapiraca ao religioso, na passagem dos 42 anos de vida sacerdotal, evangelizando a família cristã e exercendo, desde 1997, uma função de alto destaque na direção da Igreja Católica Alagoana, na condição de Bispo da Diocese de Penedo.

Dom Valério Breda nasceu no dia 24 de janeiro de 1945, na cidade de San Fior, no norte da Itália. Filho de Antônio e Elizabetta, Dom Valério é da Congregação Salesiana de Dom Bosco e tem um irmão sacerdote na Itália.

Ele veio para o Brasil integrando o Projeto Inspetoria-Irmãs e chegou ao país em 17 de novembro de 1983, ficando em Matriz de Camaragibe, em Alagoas. Foi inspetor da Inspetoria Salesiana de Recife e o segundo bispo não brasileiro a assumir a Diocese de Penedo.

Dom Valério Breda foi ordenado a bispo na cidade de Recife, em Pernambuco, no dia 19 de outubro de 1997, pelo saudoso cardeal Dom Lucas Moreira Neves, arcebispo de Salvador (BA), Primaz do Brasil e presidente CNBB. Naquela ocasião também foram ordenados a bispo Dom Edvaldo Gonçalves Amaral, arcebispo de Maceió, e Dom Frei José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Recife e Olinda (PE).

A posse de Dom Valério Breda como bispo de Penedo aconteceu em 23 de novembro de 1997, na Catedral de Penedo.