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Golpe rouba linha de celular para usar dados e WhatsApp da vítima; confira!

Por Redação com R7 05/04/2019 09h09 - Atualizado em 05/04/2019 13h01
Foto: Reprodução/Internet
Uma fraude de telefonia móvel tem se tornado cada vez mais comum no país. Golpistas roubam a linha de celular, entram em aplicativos de trocas de mensagens, se passam pelas vítimas e enviam mensagens aos amigos que estão na lista de contatos para pedir dinheiro.

Uma das vítimas conta que teve um prejuízo de aproximadamente R$ 8 mil. Amigos caíram no golpe e fizeram a transferência bancária. As vítimas pediram sigilo à reportagem e, por isso, aparecerão com nomes fictícios para que as identidades sejam preservadas.

“Na segunda à noite [1º de abril], saí de casa e, do nada, meu telefone ficou sem sinal. Resetava a rede móvel, tirava o chip e o sinal não voltava. Depois de um tempo, consegui me conectar pelo Wi-Fi e percebi que estava acontecendo alguma coisa de diferente”, relata um cliente da operadora Claro.

A princípio, João pensou que se tratava de algum vírus. Porém, como o sinal não voltava, entrou em contato com a operadora de telefonia móvel e, para sua surpresa, descobriu que a linha não estava mais em seu nome e constava no CPF de uma outra pessoa.

“Liguei lá para contar o que estava acontecendo e a atendente falou que o número não estava no meu nome. Expliquei que a linha era minha há nove anos, mas meu número estava no nome de outra pessoa. Foi aí que percebi que era uma coisa mais grave.”

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Ainda sem sinal, João decidiu, então, passar em uma loja da Claro para relatar o incidente. “Fiz todo o procedimento e só depois disso fui para casa. Foi só aí que descobri que nesse meio tempo os golpistas estavam se passando por mim”, contou. “Dois amigos caíram na história que eles inventaram e transferiram o dinheiro.”

Os amigos de João transferiram perto de R$ 5 mil. Mas o golpe não parou por aí. Com acesso a todos os dados, os golpistas conseguiram também acesso à conta dele e fizeram transferências bancárias. Somando o prejuízo dos amigos e o de João, o golpe foi de R$ 8 mil.

“Eles entraram na minha conta do banco online e pegaram todo o dinheiro que tinha lá. Como eles estavam com o meu número, eles tiveram acesso ao código de segurança enviado pelo banco e conseguiram entrar. Na verdade, eles tiveram acesso a tudo que é meu, todas as minhas conversas de WhatsApp, tudo”, lamenta.

A vítima – que precisou trocar de número e acabou mudando de operadora – fez boletim de ocorrência sobre a fraude, precisou ir mais vezes à operadora, mas ainda enfrenta um problema: como a linha não está em seu CPF, não consegue bloqueá-la.

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“O pior de tudo é que quando ligo lá e passo meus dados, eles dizem que não podem bloquear a linha porque não está no meu nome. E sempre que entro no WhatsApp, vejo que eles estão online.”

Outro lado

A reportagem entrou em contato com as operadoras Claro e Vivo. Ambas enviaram posicionamento ao R7 assegurando que investem em segurança. Confira, na íntegra, as respostas.

Vivo

“A Vivo revisa constantemente as suas políticas e procedimentos de segurança na busca permanente pelos mais altos controles de segurança nos acessos às informações dos seus clientes.

A linha do cliente, do caso mencionado pela reportagem, já está em análise. A empresa ressalta que mantém em sua página na Internet orientações para a prevenção de fraudes e orienta, como medida preventiva, que em situações suspeitas o cliente confirme a veracidade das informações com o solicitante utilizando outros meios de contato. Para relatar atividades suspeitas, o cliente pode enviar um e-mail para [email protected] , entrar em contato com call center ligando no *8486 ou ir até uma das lojas Vivo.”

Claro

“A Claro Brasil informa que investe constantemente em políticas e procedimentos de segurança, adotando medidas rígidas para evitar ações indevidas contra seus clientes. Sobre o fato relatado, a empresa informa que está apurando o caso internamente e já entrou em contato com o cliente.”