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Aposentados deverão fazer recadastramento biométrico na Alagoas Previdência

Por G1 Alagoas 19/04/2019 16h04 - Atualizado em 19/04/2019 19h07
Foto: Reprodução
Aposentados deverão a partir deste ano fazer o recadastramento biométrico na Alagoas Previdência. O objetivo é identificar os beneficiários com informações fundamentais para o planejamento e implementação das políticas de desenvolvimento do estado.

Por isso, a medida vale apenas para aposentados vinculados à Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas (RPPS-AL).

Na primeira fase, o beneficiário deve acessar o site do órgão (clique aqui para ter acesso) a partir da próxima segunda (22), clicar no item Recadastramento 2019 e efetuar o agendamento, condição obrigatória para o processo.

É preciso seguir a seguinte ordem alfabética:

Nomes iniciados com a letra A deverão agendar seu atendimento no período de 29 de abril a 10 de maio de 2019;
Letras B, C e D, agendamento para o período de 13 a 27 de maio;
Letra E para o período de 28 de maio a 7 de junho;
Letras F, G, H e I para o período de 10 a 27 de junho;
Letra J para o período de 28 de junho a 19 de julho;
Letras K e L para o período de 23 a 31 de julho;
Letra M para o período de 1º de agosto a 18 de setembro;
Letras N, O, P e Q para o período de 19 de setembro a 3 de outubro;
Letras R e S para o período de 4 a 16 de outubro;
Letras T, U, V, X e Z para o período de 17 a 31 de outubro.

Depois do agendamento, o aposentado precisa ir até a sede da Alagoas Previdência, na Avenida da Paz, para tirar a foto, coletar a biométrica e apresentar os documentos:

Documento de identificação com foto, como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), carteira profissional de entidade de classe ou passaporte;
Cadastro de Pessoa Física (CPF);
Comprovante de residência recente emitido em até três meses;
Certidão de casamento ou certidão de nascimento;
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Programa de Integração Social (PIS), Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
Título de eleitor ou certidão de quitação eleitoral, sendo facultado para os analfabetos e maiores de 70 anos;
Contracheque atualizado nos últimos dois meses;
Ato de concessão de aposentadoria.

Nos casos de aposentadoria por invalidez, além dos documentos citados acima, é necessário apresentar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e o comprovante de invalidez.

A conclusão do recadastramento ficará condicionada à realização de perícia que deverá ser agendada pelo beneficiário de acordo com o calendário disponibilizado pela Alagoas Previdência, durante a apresentação da documentação obrigatória.

No mês de novembro, o órgão fará o recadastramento biométrico dos pensionistas na qualidade de filho. Segundo a autarquia, o recadastramento é um ato contínuo.

Prova de vida

Depois de concluir todas as etapas, os beneficiários terão que fazer a prova de vida todos os anos na sede da Alagoas Previdência, no mês do seu aniversário. A autarquia pretende manter um sistema de cadastro de aposentados atualizado e eficiente.

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O recadastramento é obrigatório e a não efetivação implicará na suspensão do benefício. Para mais informações: (82) 3315-5717 / 3315-5721.