/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

MPE investiga situação de vulnerabilidade de famílias no pavilhão, em União dos Palmares

Por Redação com Gazetaweb.com 26/04/2019 15h03 - Atualizado em 26/04/2019 19h07
Colônia Santa Fé foi construída nos anos 1980 para abrigar presos - Foto: Arquivo/Gazetaweb
O Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil para apurar situação de vulnerabilidade social a que estariam submetidos crianças e adolescentes residentes no pavilhão abandonado, localizado na comunidade Santa Fé, em União dos Palmares.

Em portaria publicada no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (25), o promotor de Justiça Carlos Davi Lopes Correia Lima informa que o inquérito tem como objetivo coletar informações, depoimentos e perícias para ajuizamento de ação civil pública para que sejam adotadas as medidas necessárias para solucionar o problema.

O inquérito civil do MPE atende a uma ação movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - subseção de União dos Palmares - e pela Comissão Estadual da Criança e do Adolescente em outubro do ano passado, quando foi constatada a situação de vulnerabilidade a que estão submetidos crianças e adolescentes dos pavilhões.

Segundo o presidente da comissão, Paulo Paraizo, pelo menos 100 famílias que vivem no local estão submetidas a situação de extrema vulnerabilidade social. Sem saneamento básico, crianças, adolescentes e idosos são os mais atingidos. "A própria Defesa Civil de União dos Palmares constatou risco de desabamento de alguns pavilhões", ressalta Paraizo.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Os pavilhões fazem parte de uma antiga colônia penal construída pelo governo de Alagoas na década de 1980. Desativado, o espaço acabou abrigando centenas de pessoas - a maioria delas desabrigada pelas enchentes ocorridas no município nos anos 1990 e 2000.

Na portaria publicada nesta quinta-feira, o promotor de Justiça Carlos Davi Lopes Correia Lima solicita informações da Procuradoria do Estado de Alagoas sobre a propriedade do local, bem como projetos em andamento para a construção abandonada.