/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Deputados aprovam projeto que libera venda de bebida alcoólica nos estádios em Alagoas

Por Redação com TNH1 16/05/2019 16h04 - Atualizado em 16/05/2019 19h07
No painel, os votos a favor e contra o projeto de lei - Foto: Divulgação
Em sessão extraordinária, a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, nesta quinta-feira (16), em segunda discussão, o Projeto de Lei (PL) que regulamenta a comercialização, disponibilização e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios e arenas desportivas de Alagoas.

A votação do projeto de autoria do deputado Bruno Toledo (PROS), cuja relatoria foi do deputado Davi Maia (DEM), foi aprovada por 12 votos a 6. O PL agora segue para a aprovação ou o veto do governador Renan Filho.

O PL foi tinha sido aprovado em 1ª discussão na última semana, onde dos 22 deputados presentes na votação, apenas o deputados Ricardo Nezinho (MDB) havia se manifestado contra.

Relator do projeto, o deputado Davi Maia parabenizou o deputado Bruno Toledo pelo projeto. "A bancada da liberdade fica muito feliz. É uma liberdade do cidadão que é respeitada. E clamo ao governador para que sancione a lei o mais rápido possível. Repito que não há dado que vincule a prática de vandalismo em estádio ao consumo de álcool. Ao contrário, maior parte desses episódios costuma ocorrer fora da arena esportiva".

Votaram a favor da venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol em Alagoas:

Yvan Beltrão, Paulo Dantas, Davi Davino, Marcos Barbosa, Tarcízio Freire, Breno Albuquerque, Bruno Toledo (autor), Cabo Bebeto, Davi Maia (relator), Cibele Moura e Léo Loureiro.

Votaram contra:

Silvio Camelo, Fátima Canuto, Dudu Ronalsa, Jó Pereira, Olavo Calheiros, Ricardo Nezinho.

Outros estados

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Ao todo, dos 10 Estados que possuem clubes na Série A do Brasileirão, cinco proíbem a venda atualmente. No Ceará, por exemplo, os deputados aprovaram, na última semana, o PL que permite a venda e consumo de bebida alcóolica em estádios de futebol, exceto em clássicos entre Ceará e Fortaleza.

Está permitida a venda de bebidas nos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e Santa Catarina. E segue proibida a comercialização nos estados de Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Alagoas.

Um dos pontos defendidos pelos que são contra a liberação da comercialização de bebidas alcoólicas é o aumento da violência dentro das praças de futebol. No entanto, em maio do ano passado, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou um estudo que apresenta dados no período em que o álcool estava proibido nos estádio de Recife, onde as ocorrências policiais não diminuíram. Pior, os índices de violência aumentaram. De 2005 a 2009, foram registrados 619 casos de violência (média de 2,99 casos por jogo). De 2009 a 2015, quando a bebida foi proibida, as incidências subiram para 744 (média de 4,42).