/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Pelo menos 156 cidades, 26 estados e o DF registram atos pró-Bolsonaro

Por Redação com Metropoles 26/05/2019 19h07 - Atualizado em 26/05/2019 22h10
Na tarde deste domingo (26/05/2019), as manifestações em defesa do governo Jair Bolsonaro (PSL) seguem pelo Brasil. Ao menos, 156 municípios, 26 estados e o Distrito Federal registraram atos a favor do presidente.

Além de Brasília, Belém, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Luís, Salvador, Recife, Maceió, Vitória, Fortaleza e Natal são as capitais que registram protestos. Em São Paulo, o movimento de concentração é na Avenida Paulista. A expectativa é que o ato no local concentre o maior número de pessoas de todo o Brasil.

Os cidadãos estão nas ruas com faixas de apoio a medidas defendidas pelo governo federal. Trios elétricos tocam músicas da campanha eleitoral de Bolsonaro, além do Hino Nacional. Alguns locais, como o Rio Grande do Sul e o Paraná, têm manifestação marcada para começar anda nesta tarde.

A pauta das manifestações é diversa, mas, entre outros pontos, é a favor: da Nova Previdência; manutenção do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; o pacote anticrime, também capitaneado pelo ex-juiz da Lava Jato; a votação nominal da MP nº 870, da reforma administrativa do governo federal; e a operação Lava Toga.

Pela manhã

Na capital alagoana, o grupo se reuniu no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, e seguiu em caminhada pela orla.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Em Brasília, manifestantes ocuparam a Esplanada dos Ministérios pela manhã. A Polícia Militar calculou em 20 mil o público presente. Por volta das 13h30, as pessoas começaram a dispersar e a Via S1, que teve o trânsito bloqueado na altura da Catedral, foi liberada.

 

Embora não participe dos atos presencialmente, o presidente da República publicou em seu perfil no Twitter vídeos de manifestações. Um deles mostra apoiadores vestidos de verde e amarelo no metrô de Copacabana, no Rio de Janeiro. Nas imagens, as pessoas dizem, em sintonia: “Nossa bandeira jamais será vermelha”. Em outro vídeo, manifestantes que seguram bandeiras do Brasil se aglomeram em São Luís.

Pela manhã, Bolsonaro discursou durante um culto religioso na Igreja Batista Atitude, no Recreio, zona oeste do Rio de Janeiro. Ele subiu ao palco com a mulher Michelle Bolsonaro, frequentadora do templo evangélico.

O presidente saiu em defesa das manifestações. Segundo ele, “hoje é o dia em que o povo estará nas ruas”, em uma “manifestação espontânea”, como um recado “para aqueles que, com suas velhas práticas, não deixam que o povo se liberte”.

No Twitter, usuários publicam imagens do evento com a #BrasilNasRuas.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
No Rio de Janeiro, o público se reuniu na Avenida Atlântica, em Copacabana, entre as ruas Sousa Lima e Constante Ramos. Duas pistas foram interditadas para o trânsito de carros, mas os manifestantes se concentraram apenas na faixa mais perto da praia. A Polícia Militar não divulgou estimativa de público.