/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Apagão deixa milhões sem energia na Argentina e no Uruguai

Por G1 16/06/2019 11h11 - Atualizado em 16/06/2019 14h02
Foto: Miguel Rojo/AFP
Uma "falha massiva" no sistema de interconexão elétrica deixou "toda a Argentina e o Uruguai" sem energia elétrica, afirmou na manhã deste domingo (16) a Edesur Argentina, empresa de distribuição de energia do país.

O problema, segundo a Edesur, também afetou o Paraguai e o sul do Brasil. Porém, segundo informou o Operador Nacional do Sistema à TV Globo, a situação na Argentina e no Uruguai está sendo monitorada, mas, até o momento, as autoridades não identificaram qualquer impacto no Brasil, nem mesmo na região sul do país.

Segundo a agência de notícias EFE, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e a empresa Rio Grande Energia, que compartilham os serviços de distribuição de energia em toda a Região Sul do Brasil, também informaram que o apagão nos países vizinhos "não teve reflexos" no território brasileiro.

Restabelecimento da energia
Por volta das 10h20 deste domingo, 50 mil clientes já tinham tido a oferta de energia normalizada, de acordo com a Edesur.

Ainda pela manhã, a Secretaria de Energia da Nação, órgão do governo argentino, divulgou um informe:

"A Secretaria de Governo de Energia informa que hoje [domingo] às 7h07 aconteceu o colapso do Sistema Argentino de Interconexão (SADI), que produziu um corte massivo de energia elétrica em todo o país e que afetou também o Uruguai. As causas estão sendo investigadas e ainda não estão determinadas. Já foi iniciada a recuperação das regiões de Cuyo, NOA e Comahue e está sendo aberto o resto do sistema para continuar com a recuperação total, que se estima que pode levar algumas horas", diz o comunicado.

Problema começou às 7h
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Um alerta publicado no site da Edesur diz que "desde as 7h um colapso no sistema de interconexão elétrica deixou sem energia toda a Argentina, Uruguai, Paraguai e sul do Brasil".

Por uma rede social, a empresa atualizou a informação às 9h42.

"Começou a entrada de geração elétrica ao sistema interconectado da Capital Federal e da Grande Buenos Aires. Se inicia o processo de normalização, que demandará várias horas", escreveu a Edesur.

Às 9h53, uma nova atualização foi publicada. "Nosso Centro de Controle iniciou as demandas de normalização e lentamente começa a restaurar o serviço de energia elétrica à rede. Introduzimos os primeiros 34 mil clientes", diz a nota.

Meia hora depois, esse número havia subido para 50 mil clientes. "Informamos que normalizamos o serviço a 50 mil clientes pelo ingresso à rede da Central Térmica Barragán. Além disso, as centrais Costanera (em Costanera Sur, Cidade Autônoma de Buenos Aires) e Dock Sud (sul da Grande Buenos Aires) começam a reiniciar seu serviço."

Impacto no Uruguai
Já no Uruguai, segundo a EFE, a empresa estatal Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas (UTE) afirmou que a falha afetou boa parte do país, sobretudo as cidades do litoral do Rio da Prata, que inclui a capital Montevidéu.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
A UTE ressaltou, porém, que "a partir do importante corte regional o sistema já está sendo reiniciado do zero", e que "segue restituindo o serviço acompanhando a situação regional".

Por volta das 10h30, a empresa afirmou que o serviço ao norte do Rio Negro já estava restabelecido, além de parte do litoral Sul e da zona metropolitana de Montevidéu. "Ainda estão pendentes danos pelo temporal. Estamos trabalhando para repor o resto do sistema."