2019 firma-se com o ano mais importante para o futebol feminino no Brasil
Se o Brasil é visto como o país do futebol, é por um motivo. Cinco vezes campeão do mundo, ídolos que marcaram história – tanto em seleções, quanto em clubes – e lances memoráveis. O brasileiro nasce com o futebol correndo nas veias, é inegável.
Mas qual é o motivo dos torcedores, cartolas, clubes, imprensa e patrocinadores terem negligenciado por tanto tempo o esporte quando praticado por mulheres? A resposta é complexa – mas o que dá pra perceber é que a Copa do Mundo Feminina, que acontece na França, neste ano, foi, definitivamente, um marco.
Após a eliminação na primeira rodada de mata mata contra as anfitriãs francesas, ficou – finalmente – um sentimento de vindo dos torcedores. Pela primeira vez a imprensa fez uma cobertura mais aprofundada do evento, que também ajudou a mais notícias chegarem ao público. Mais notícias = maior exposição, e as marcas passaram a ver o torneio como uma boa oportunidade para ações. Uma mão lava a outra.
As francesas são as segundas favoritas no site de apostas Betway para a conquista do título, atrás apenas da equipe dos Estados Unidos, pagando 4 para um em caso de vitória (dados extraídos no dia 23 de junho de 2019)
A atleta tem hoje 33 anos
A verdade é que muitas marcas passaram a apoiar ainda mais o time brasileiro após esse ano. Ainda antes da competição, o principal patrocinador das seleções, o Guaraná Antártica, fez um manifesto pelo apoio ao time.
Convidadas pela marca, três jogadoras fizeram em um ensaio fotográfico para a participação em propagandas de vários segmentos, como beleza, esportes, cartão de crédito.
“Precisamos cada vez mais de iniciativas e oportunidades como essa. O Brasil está cheio de talentos e atletas que buscam uma oportunidade. Mas, muitas vezes, por falta de apoio, elas precisam desistir. Agora, esperamos que essa situação mude”, falou em entrevista a meia Andressinha.
Marta também foi convidada pela Avon, gigante no segmento de beleza, para usar um batom especial durante os jogos, que rendeu muitos comentários. Ela, inclusive, é capa da edição brasileira da revista Vogue.
Esse foi o primeiro passo para um longo caminho de valorização na modalidade.
O ainda não é dos melhores. A CBF ampliou o calendário e fechou uma parceria com o Twitter para transmitir alguns jogos do Campeonato Brasileiro, mas atualmente ele não passa na TV, tampouco patrocinadores fixos.