/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Enfermeira de Santana do Ipanema faz vakinha virtual para ajudar atingidos por ciclone em Moçambique

Por Redação com MinutoSertão 11/07/2019 16h04 - Atualizado em 11/07/2019 19h07
Janailma Ramos da Silva é enfermeira e agente comunitária de saúde em Santana do Ipanema - Foto: Arquivo Pessoal
A enfermeira sertaneja Janailma Ramos da Silva, residente na cidade de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, decidiu tomar uma atitude solidária e corajosa. Sensibilizada com a catástrofe ocorrida em março deste ano, em Moçambique, na África, onde um forte ciclone, chamado ''Ciclone Idai”, causou a morte de muitos moradores, ela decidiu ajudar. Segundo um balanço divulgado pelo G1, pelo menos 602 mortes foram registradas em Moçambique.

Após tomar conhecimento do testemunho de um amigo que é missionário, identificado como Edinaldo Soares, Janailma tomou a difícil decisão de prestar seu trabalho de forma solidária às vítimas do ciclone em Moçambique.

Ela é membro do movimento católico Cursilho de Cristandade, trabalha há seis anos como enfermeira em um hospital na cidade e é agente comunitária de saúde no município.

Para arcar como os custos da viagem à África, Janailma resolveu angariar recursos financeiros por meio da colaboração de amigos e familiares. A viagem está prevista para o próximo mês de setembro.

Em contato com o portal Minuto Sertão, Janailma contou em detalhes sobre sua decisão: ''O amigo Jaudiran viu minhas postagens no Facebook, Instagram e se sensibilizou com essa minha missão. Tudo começou com a visita de um amigo missionário, o Edinaldo. Ele falou da sua experiência de estar em missão lá na África, em Moçambique, na cidade de Dombe. Eu sou cursilhista e ele veio dar seu depoimento na escola que a gente tem. A partir daí, eu senti esse chamado, tenho vontade de servir e assim eu me organizei desde março para viajar nas minhas férias e assim foi feito graças a Deus. Realmente eu não tinha como ver a possibilidade da passagem, de pedir a passagem as pessoas, ai eu já comprei as minhas passagens, na verdade, fiquei devendo, né? (risos...). A gente arruma um jeito. O que estou pedindo, ou seja, arrecadando em dinheiro, é para quando chegar lá converter em dólar e ver o que estão necessitando e doar. Lá eu ficarei hospedada na Fazenda da Esperança, ala feminina. A Fazenda da Esperança é um projeto no qual o amigo Edinaldo é missionário e coordenador da ala masculina'. Eles ajudam muitas pessoas lá, principalmente depois do ciclone. São mais de 3 mil pessoas que a fazenda acolhe dando alimentos. Eles possuem quatro acampamentos, dando assistência, Toda ajuda, independente do valor, será muita bem vinda. Agradeço, desde já'', relatou Janailma.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Jaudiran, amigo de Janailma, em contato com a reportagem, falou sobre a iniciativa de sua amiga e declarou que também irá a Moçambique em janeiro de 2020, onde passará 60 dias. Já Janailma pretende passar 25 dias, ela irá no dia 5 de setembro, retornando no dia 25.

Ajude a Vakinha Virtual de Janailma, doando qualquer valor: Clique aqui e doe!