/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Somente 12% dos reeducandos de Alagoas vão participar do Encceja este ano

Por Redação com Gazetaweb.com 16/07/2019 14h02 - Atualizado em 16/07/2019 17h05
Maioria dos reeducandos chega ao presídio analfabeto ou semianalfabeto - Foto: Jorge Santos/Ascom-Seris
Em Alagoas, a previsão é de que 12% dos reeducandos participem do Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2019. Apesar de o dado ser crescente, a porcentagem de participantes ainda é considerada pequena, visto que, de acordo com dados nacionais, a maioria dos presos brasileiros não tem os certificados de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio.

O Estado tem cerca de 4.600 detentos. Desses, apenas 550 devem participar do exame este ano. No ano passado, o número foi ainda menor: o total de inscritos foi de 388 entre Ensino Fundamental e Ensino Médio. No entanto, o resultado foi bom. Mais da metade conseguiu ser aprovado ou adquiriu proficiência, sendo 145 do Ensino Fundamental e 91 do Ensino Médio.

Socioeducandos

Porém, a realidade não é a mesma para os socioeducandos que participaram do Encceja em 2018. À época, dos 105 inscritos, apenas três foram aprovados. Este ano, a previsão no número adolescentes inscritos é a mesma que a do ano anterior: cerca de 100. No total, o estado tem 318 socioeducandos.

"A maioria dos reeducandos chega ao presídio analfabeto ou semianalfabeto, isso é um reflexo nacional. Mas, nós da Seris, acreditamos que há vetores para a ressocialização. O trabalho e a educação, são os principais deles. E estamos dando atenção a isso e cada vez mais melhorando nossos índices", disse o Coronel Marcos Sérgio, secretário de Ressocialização e Inclusão Social.

Encceja para detentos

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Começou nessa segunda-feira (15) a matrícula de pessoas privadas de liberdade no Encceja, o exame que garante aos aprovados a certificação de conclusão dos estudos nos níveis fundamental e médio. A prova é aplicada, também, em diferentes datas, para brasileiros em territórios nacional e internacional.

O Encceja testa os níveis de conhecimento em Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens. O exame é voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.