/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Saiba como prevenir e combater as olheiras

25/07/2019 08h08 - Atualizado em 25/07/2019 12h12

O cuidado com a região dos olhos é muito importante para melhorar a aparência e acabar com a "cara de cansaço". Por se tratar uma área mais sensível e delicada da pele, requer uma atenção especial, principalmente para amenizar os sinais de envelhecimento e as indesejadas olheiras.

A região dos olhos fica naturalmente desidratada, pelas diversas contrações feitas pelos músculos, que são irrigados por vasinhos sanguíneos muito pequenos. Essa área não tem muitas fibras  de elastina, responsável pela circulação, e conta com pouco colágeno. Essa estrutura facilita o aparecimento de bolsas e manchas arroxeadas, castanhas e azuis.

As olheiras podem ser pigmentadas (amarronzadas), vasculares (azuladas), sanguíneas (arroxeadas) ou estarem ligadas a fatores genéticos (profundas). Elas podem ainda ser intensificadas por falta de sono e má-alimentação. Nesses casos, o corretivo até ajuda, mas não resolve o problema. Para tratar adequadamente e de forma eficaz, é preciso primeiro identificar qual o seu tipo de olheira.

Como prevenir e combater

Para prevenir o aparecimento das olheiras, além de garantir uma boa noite de sono, é preciso ter alguns cuidados com a pele. Invista em cosméticos e cremes específicos para a região dos olhos, diurnos e noturnos, com uma boa hidratação. Para clarear, procure por produtos com vitamina C, Arbutim e Mequinol. Se no seu caso é preciso reduzir o edema, os princípios ativos que o creme deve conter são Gingko biloba, Cafeína, Rutina e Vitamina K1.Use protetor solar facial para evitar a alta produção de melanina na região.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

Ao acordar, se perceber que está com as pálpebras muito inchadas, lave o rosto com água fria para melhorar a circulação. Você pode também fazer compressas geladas. Caso ainda perceba algum inchaço, pode sempre fazer massagens utilizando as pontas dos dedos com movimentos circulares.

O sal e o álcool também são verdadeiros vilões e intensificam o aspecto das olheiras. Isso porque o efeito deles no corpo é de retenção de líquido, o que atrapalha a circulação sanguínea.

Os conhecidos métodos caseiros são de fato eficientes e recomendados. Em casa, pode-se fazer uso de chá verde e camomila como compressa para dilatar os vasos, rodelas de pepino - que melhora a circulação dos vasinhos - e óleo de coco para hidratar.

Tratamentos estéticos para combater as olheiras

Felizmente, existem vários tipos de procedimentos que podem ser feitos para acabar ou reduzir as olheiras. A recomendação é que se procure um profissional para orientar qual deles é o ideal para cada caso específico.

     Peeling: o peeling de ácido tioglicólico pode ser uma opção para quem tem olheiras pigmentadas. Esse tratamento clareia a pele e acaba com as manchas.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03

     Preenchimento com ácido hialurônico:  é indicado para quem tem as olheiras fundas, porque a substância nivela e uniformiza a pele, acabando com os sombreamento e, por consequência, o escurecimento da região.

     Laser ou luz pulsada:  consiste na emissão de uma faixa de luz que desacelera a pigmentação e que causa as manchas mais arroxeadas.

     Cirurgia plástica: a cirurgia é indicada apenas para os casos em que há um excesso de bolsas de gordura e requer anestesia local e sedação. Geralmente recomendado para pessoas acima dos 50 anos.