/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Audiência pública discute valorização dos músicos de Arapiraca

Por Redação com Assessoria 07/08/2019 16h04 - Atualizado em 07/08/2019 20h08
Audiência pública realizada na Câmara Municipal de Arapiraca - Foto: Ascom/Câmara de Arapiraca
Na manhã desta quarta-feira (7), aconteceu uma audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Arapiraca, para debater as regras sobre perturbação sonora na cidade.

A audiência contou com a presença de 15 músicos de Arapiraca, Traipu e de outros municípios do Agreste. O objetivo é a elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre os interessados e o Ministério Público Estadual de Alagoas para regularizar o uso dos aparelhos de som.

O Dr. Gervásio Braz, presidente da Ordem dos Músicos do Brasil, seccional Alagoas; o presidente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), Fabiano Leão; o vice-presidente da Uveal, Alando Lima, de Igreja Nova; a vereadora por Arapiraca Aurélia Fernandes, Bruno Matos, Ronny Perteson e Adilson, maestro e tenente do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), sediado em Arapiraca.

Durante a audiência pública, o músico arapiraquense Neusvaldo Nunes, que morou muitos anos em São Paulo, disse que, ao retornar à Arapiraca, ficou muito triste por não ver nenhum apoio aos músicos locais, destacando que a cidade tem muitos músicos, com muita capacidade musical.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Também foi sugerido que se faça um projeto para que a disciplina música seja inserida na grade curricular das escolas da rede municipal, a exemplo de outras cidades de Alagoas, como também foi sugerido que seja criada uma banda só de mulheres, uma vez que em Arapiraca e na Região do Agreste é grande o número de mulheres que tocam vários instrumentos.

Nas discussões, o tenente e maestro Adilson sugeriu que fosse criada uma Associação de Músicos com CNPJ ativo, para que a entidade possa ter personalidade jurídica e exista de fato e de direito.

O vereador Fabiano Leão e a vereadora Aurélia Fernandes garantiram que o Poder Legislativo de Arapiraca não vai medir esforços para apoiar as reivindicações da categoria dos músicos e acataram a sugestão para que seja realizado outro encontro, uma Tribuna Livre, em uma quinta-feira, na Câmara Municipal de Arapiraca, com a presença de todos os vereadores, dos representantes dos músicos, como também do Ministério Público e de outras entidades ligadas à música.

A audiência pública teve como mestre de cerimônia o radialista Paulo Roberto.