/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Câmara Municipal destaca importância da criação de um núcleo do CVV em Arapiraca para prevenção ao suicídio

Por Redação com Assessoria 16/08/2019 16h04 - Atualizado em 16/08/2019 22h10
Jário Barros, presidente da Câmara Municipal de Arapiraca - Foto: Ascom/Câmara Municipal
Durante a sessão da Câmara Municipal de Arapiraca de terça-feira (13), o presidente da Casa, Jário Barros, chamou a atenção para o grande número de casos de pessoas com a chamada “doença do século”, a depressão.

Jário Barros alertou que o assunto deve ser discutido com especialistas e ressaltou que, neste fim de semana, a Câmara Municipal de Arapiraca está recebendo integrantes do Centro de Valorização da Vida (CVV) que apresentarão palestras sobre o tema. O CVV pretende instalar um Núcleo de Valorização à Vida de Arapiraca (NAVIAR) para ajudar pessoas que sofrem de depressão no município e região.

De acordo com Jário Barros, a parceria entre a Câmara Municipal de Arapiraca e o CVV, através do NAVIAR, será de suma importância para toda a sociedade e demandará ações e atividades do projeto “Vida e Prevenção ao Suicídio”.

O presidente da Câmara parabeniza a ideia de implantar um posto CVV em Arapiraca, que nasceu a partir do reconhecimento de que há uma epidemia silenciosa, o suicídio, e Arapiraca apresenta uma média de 4,8 suicídios por 100 mil habitantes. Entre os municípios alagoanos, Arapiraca se destaca pela maior incidência de suicídio, até mesmo considerando as taxas de Maceió.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O CVV vai realizar um processo de seleção para novos voluntários atuarem nos serviços prestados. Segundo a vice-presidente do CVV, Débora Luana Silva Santos, a instituição oferece apoio emocional e de prevenção ao suicídio para pessoas que realmente querem e precisam conversar. “Às vezes, essas pessoas estão em um momento de tristeza, são pessoas que sofrem de depressão, de angústia e precisam de alguém para conversar, para acolher, sem julgamentos”, disse.

Segundo a Débora, o Processo Seletivo de Voluntários (PSV) vai acontecer em Arapiraca neste sábado (17). “Para ser voluntário, o candidato só precisa ser maior de 18 anos, ter disponibilidade de, no mínimo, 4 horas semanais para fazer os plantões e gostar de ajudar pessoas”, completou.

Mais informações podem ser adquiridas através do site cvv.org.br, onde também está disponibilizado o espaço para a inscrição.

Débora salientou que todos os atendimentos são sigilosos e acontecem todos os dias. “Lembrando que o atendimento é sigiloso, então, todos podem entrar em contato com o CVV pelo número 188, que sempre terá um voluntário disponível para atender. O serviço funciona 24 horas, todos os dias”, destacou. 

Segundo a presidente do Núcleo de Apoio à Vida de Maceió (NAVIMA), Delza Leite Góes Gitai, a entidade está solicitando uma Audiência Pública para debater a questão do suicídio em Arapiraca e a aprovação de um projeto de lei determinando o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.