/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Setembro Amarelo: Prática de Yoga pode ajudar a reduzir sintomas de ansiedade e depressão

Por Redação 06/09/2019 16h04 - Atualizado em 09/09/2019 13h01
Altamin, professor de Educação Física, especializado em Yoga - Foto: Divulgação
De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas que apresentam transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. No país, 5,8% das pessoas sofrem com a doença. O problema é que nem sempre o transtorno é tratado com a devida importância, isso porque muitas pessoas não entendem que não é uma simples frescura.

Entre os principais sintomas da depressão estão: cansaço excessivo, ansiedade, insônia ou sono em excesso, desânimo, tristeza profunda, irritabilidade, dores no corpo, perda ou ganho de peso sem razão. Quando algum desses sintomas aparece, o melhor a se fazer é procurar ajuda médica.

Mesmo com o tratamento psicológico em dia, muitas pessoas ainda optam por métodos complementares para lidar com a depressão. A yoga é um exemplo disso. A prática constante possui inúmeras vantagens e ajuda a manter o corpo e a mente em equilíbrio.

A melhor forma de prevenir a depressão é cuidando da mente e do corpo, com alimentação saudável e prática de atividades físicas regulares.

Saber lidar com o estresse e compartilhar os problemas com amigos ou familiares é uma alternativa que pode ser aliada à prática de alguma atividade integrativa e complementar, como yoga, por exemplo.

Confira, a seguir, alguns benefícios do yoga para quem sofre com depressão:

Melhora a autoestima

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Baixa autoestima também é um dos sintomas da depressão. Sentir-se mal com consigo mesmo e, muitas vezes, não ter vontade nem de se arrumar. E mesmo que alguém a elogie, na maioria dos casos, a pessoa com depressão não enxerga beleza quando se olha ao espelho.

O yoga é uma prática que trabalha corpo e mente. Ao mesmo tempo em que fortalece o físico, também equilibra as emoções. Com a prática constante, a pessoa sentirá mais segurança em si e bem-estar.

Alivia sintomas de ansiedade

Ao contrário do que muitos pensam, ansiedade e depressão não são lados opostos. Ambos os transtornos andam lado a lado e podem prejudicar e, muito, a saúde do indivíduo.

Assim como o yoga trabalha a autoestima, o método ajuda a focar no presente, sem deixar que a pessoa pense excessivamente no que está por vir. Técnicas de meditação também são utilizadas nas aulas para acalmar a mente, focar no agora e mandar toda a preocupação embora.

Promove o convívio social

Cada corpo reage de uma maneira, mas há pessoas que não se sentem bem em um círculo de amigos. Praticar yoga pode ser uma saída para a promoção do convívio social.

Se a pessoa se sente bem praticando yoga, poderá se acostumar, aos poucos, com uma sala com outros alunos. Pode ser instantâneo ou gradual, o importante é respeitar o tempo de cada um e incentivar a prática da atividade que a pessoa mais gosta.

Equilibra corpo e mente

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Depressão é um estado longo de tristeza profunda e quando uma área não está bem, nenhuma outra está. O yoga é uma prática que ajuda a manter o equilíbrio em um todo, garantindo que o corpo e a mente estejam em perfeita harmonia.

Ao praticar constantemente, a pessoa sentirá todos os benefícios e verá como o yoga pode contribuir para a paz interior.

O Yoga tem muitas sequências e posturas, além de técnicas de respiração chamadas de pranayama e o relaxamento. O objetivo desta prática é fazer com que as pessoas consigam conquistar um estado meditativo, de forma que, através das posturas, seja possível aprender a meditar para equilibrar a mente. Quando se equilibra o corpo e a mente, acalmam-se as emoções e acessa-se a espiritualidade de cada um.

Na prática de Yoga existem muitas sequências que foram desenvolvidas para trabalhar os centros de energia do corpo chamados Chakras, onde cada um deles está ligado a uma glândula do corpo. É por isso que o Yoga regula o sistema hormonal, ajudando a dosar e equilibrar tudo que precisamos no corpo. Por exemplo, quando estamos muito ansiosos, liberamos hormônios como a adrenalina em excesso e é necessário acalmá-los para encontrar um estado de equilíbrio.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_04
Ansiedade é uma agitação causada por excesso de energia que precisa ser descarregada corretamente. A prática do Yoga pode ajudar as pessoas que estão com muitos pensamentos ao mesmo tempo. Ao final do exercício, faz-se uma respiração polarizada que equilibra os dois hemisférios do cérebro e as energias positiva e negativa, masculina e feminina do corpo.

Não é certo falar que você nunca mais vai sentir ansiedade, como quando vai encontrar uma pessoa amada, mas sim o excesso dela, que gera impaciência e libera muito cortisol no corpo.
 
Altamir, professor de Educação Física, especializado em Yoga / Foto: Divulgação

A Yoga é muito mais do que apenas uma prática de exercícios físicos, é uma filosofia de vida.

“Não existe progresso na direção da liberdade suprema sem transformação, e esse é o ponto fundamental na vida das pessoas, sejam elas praticantes de yoga, ou não.”

“Yoga é como a música, o ritmo do corpo, a melodia da mente, e a harmonia da alma, criando a sinfonia de vida.”

“Não há nada no mundo que esteja livre de estresse, do nascimento à morte. Em vez de perguntar se é possível libertar-nos completamente do estresse, devemos questionar até que ponto ele é aceitável.”

Iyengar