/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Setembro Amarelo: Arapiraca promove “Caminhada pela Vida” nesta terça (10)

Por Assessoria 09/09/2019 17h05 - Atualizado em 09/09/2019 20h08
Foto: Lucas Ferreira/Ascom Arapiraca
Com a proposta de sensibilizar e chamar a atenção da população para a Campanha Setembro Amarelo, movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio, a Prefeitura de Arapiraca realiza a “Caminhada pela Vida”, nesta terça-feira (10), a partir das 15h30, nas ruas do Centro.

A concentração da caminhada, que é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Rede de Atenção Psicossocial do Município, vai acontecer na Praça Luiz Pereira Lima, a partir das 15h30. De lá, as pessoas seguem pelas ruas do centro, até o Mercado do Artesanato, na Praça Ceci Cunha. A sugestão é para que os participantes usem roupas na cor amarela ou branca, símbolos da campanha pela vida.

“A temática do suicídio ainda é cercada de grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, devido ao preconceito e/ou falta de informação. Por isso a importância de levar a campanha para espaços públicos e estimular a participação da sociedade na campanha de valorização à vida”, destaca Cledja Almeida, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca.

Dados OMS

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. E segundo o site da campanha Setembro Amarelo, todos os anos são registrados cerca de doze mil suicídios no Brasil. Os índices fortalecem a proposta de trabalhar a prevenção, a partir de campanhas educativas.

“As pessoas precisam perder o medo de falar sobre o suicídio. O compartilhamento de informações ajuda a dar visibilidade à temática e estimulam o diálogo e a conscientização sobre problema e as formas de ajuda”, destacou a psicóloga e coordenadora Cledja Almeida, que ainda acrescentou: “A campanha é executada em setembro, mas a temática da prevenção do suicídio é trabalhada o ano inteiro, através da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca.