/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Mulher que teve DIU implantado durante gestação sofre aborto

Por Redação 10/09/2019 20h08 - Atualizado em 10/09/2019 23h11
Foto: Reprodução
Um Dispositivo Intrauterino (DIU) implantado enquanto uma mulher já estava grávida pode ter sido a causa de seu aborto nesta terça-feira (10). A mulher, que não teve a identidade revelada, estava com aproximadamente 15 semanas de gestação. O fato aconteceu na cidade de Penedo, no interior de Alagoas.

O DIU é um método contraceptivo, em que uma pequena haste em forma de Y, ou T, é colocada dentro do útero para impedir que os espermatozoides encontrem com o óvulo.

Segundo o que foi apurado, quando o dispositivo foi implantado, exames que descartam a possibilidade da gravidez não foram feitos e que o procedimento teria sido realizado por enfermeiros, o que é ilegal, segundo o Conselho Regional de Medicina de Alagoas.

A mulher está internada na Santa Casa de Misericórdia de Penedo, onde é acompanhada pela equipe médica e de assistência social. Existe a suspeita de que o aborto pode ter sido provocado pelo dispositivo, que é de material de cobre e pode ter perfurado a membrana amniótica que envolve o feto.