/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Como a Arteterapia pode ajudar nos transtornos psicológicos

17/09/2019 11h11 - Atualizado em 17/09/2019 14h02
Uma das maneiras mais criativas de expressar-se ao mundo é através da arte, em especial da pintura e desenhos. Cores, formas, objetos e pessoas, além de algo abstrato, são maneiras de retratarmos nossa vida, a forma como vemos o mundo e nossos sonhos mais profundos.

E é na Arteterapia que muitas pessoas encontram uma maneira de libertarem-se de seus medos, principalmente seus transtornos mentais e psicológicos mais graves. Neste artigo, falaremos um pouco sobre o que é a Arteterapia, sua história e benefícios em ajudar pessoas com transtornos psicológicos.

O que é Arteterapia

“A pesquisa e o estudo a partir das vertente imagísticas estão apenas começando. Somente o ponto do iceberg despertou. A partir do século XXI, os interessados neste assunto devem se dedicar intensamente, pois das imagens surgirão não só revelações sobre o corpo psicológico e físico, como descobertas das potencialidades mentais dos seres humanos. As descobertas futuras sobre o inconsciente revolucionarão a história da raça humana.” Nilse da Silveira.

A Arteterapia é um processo terapêutico de cunho psicológico, que visa tratar pacientes psiquiátricos através da arte. Nise da Silveira, importante psiquiatra brasileira, foi uma das pioneiras nesse tipo de terapia, pois percebeu que as pessoas com diagnósticos mais graves eram os que mais conseguiam se expressar através da arte.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Pintura era o foco principal, e através da pinceladas, Nise questionava a história de vida do paciente e o que sua arte queria dizer. Dessa forma, ela conseguia se conectar e adentrar a mente e o subconsciente dessas pessoas, oferecendo um cuidado mais eficiente e menos doloroso.

Nise da Silveira (1905-1999) faz parte de um tempo que a psiquiatria tratava pessoas com transtornos psicológicos como animais, fazendo intervenções cirúrgicas ineficazes e sem necessidade nos cérebros, além de optarem por tratamentos paliativos que ofereciam dor e pioravam a situação mental do enfermo.

Através desta importante profissional psiquiátrica, é que a medicina começou a analisar melhor a forma como lidava com os pacientes e como o tratamentos não traziam solução, enquanto as teorias e tratamento de Nise eram vistos e comprovados com sucesso, como é o caso da Arteterapia.

Como a Arteterapia auxilia pacientes psiquiátricos

“A criatividade é o catalisador por excelência das aproximações de opostos. Por seu intermédio, sensações, emoções, pensamentos, são levados a reconhecerem-se entre si, a associarem-se, e mesmo tumultos internos adquirem forma”. Nise da Silveira.

Atualmente, o Brasil é o país número 1 em depressão e ansiedade no mundo, com 18,6 milhões de pessoas com ansiedade e 11,5 milhões com depressão, segundo a OMS
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
. Todos os anos, mais casos chegam a ser diagnosticados no país, fora as doenças psiquiátricas mais graves como Bipolaridade, Boderline e Esquizofrenia por exemplo.

Atualmente, os psiquiatras e psicólogos além de prescreverem medicamentos, também incentivam os pacientes a buscarem alternativas que ajudem a lutar contra suas doenças e principalmente a se expressarem melhor consigo mesmos e com o mundo.

A Arteterapia utiliza recursos artísticos como forma de terapia, e os profissionais que acompanham esses pacientes são os Arteterapeutas, que não precisam ser necessariamente psicólogos ou profissionais médicos.

O importante é que estes dão liberdade as pessoas de se expressarem através de cores, materiais e dessa forma, se esvair de seus temores, sendo um ponto de encontro com seu eu e uma busca mais rápida no rumo da cura.

Quer Aprender Mais Sobre Arteterapia?



Para profissionais da saúde mental ou mesmo quem busca ajudar pacientes psiquiátricos a terem seus temores compreendidos com mais amor e respeito, a Arteterapia é sem dúvida a melhor área profissional para se envolver nesse universo.

Hoje você encontra vários cursos online grátis de Arteterapia, com aulas com metodologia, estudos sobre autoconhecimento através da arte, reabilitação e até tratamento de crianças hospitalizadas.