/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Corregedoria cria comissão para análise e prestação de contas dos cartórios

Por Ascom CGJ/AL 27/09/2019 14h02 - Atualizado em 27/09/2019 17h05
Foto: Itawi Albuquerque
Nesta quinta-feira (26), o corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, reuniu-se com o presidente do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris), o juiz Maurício Brêda, e com servidores da área de contabilidade do Tribunal de Justiça, para estabelecer metas para a comissão de análise e prestação de contas no âmbito do Judiciário.

Aproximadamente 198 unidades cartorárias em Alagoas possuem a necessidade da realização do levantamento contábil. Durante o encontro foi estabelecido o prazo de 90 dias para que o grupo, formado por cinco contadores do Judiciário, efetue a análise dos balancetes dos cartórios extrajudiciais.

“A meta principal é conseguir realizar essa análise até dezembro deste ano, assim, a Corregedoria e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) ficarão em dia com a análise contábil do extrajudicial”, comentou o presidente do Funjuris, Maurício Brêda.

Para a juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/AL), Lorena Sotto-Mayor, a forma com que serão analisadas as contas a serem enviadas pelos responsáveis interinos dos cartórios permeia a atividade correcional da Corregedoria.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
“Há uma série de momentos que a atividade correcional esbarra-se com as questões contábeis e ter um corpo de pessoas voltadas a essa atividade é absolutamente salutar”, pontuou a juíza auxiliar da CGJ/AL.

Participaram do encontro, os contadores Lucas Petrônio, Leomir da Silva, Paulo Ramires, Renato Barbosa e Patrick Albuquerque. Também estiveram presentes os assessores Gilderto Miguel, Luana Omena e Luiz Valente, além do chefe de serviço do Funjuris, Nelmont de Bulhões.