/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

O que você deve saber antes de criar um logotipo?

22/12/2019 12h12 - Atualizado em 09/01/2020 18h06
Ter um logotipo que valorize o seu negócio vai além de apenas um simples símbolo, pois é através dele que haverá a identificação do que se trata a sua loja, sendo a identidade visual do seu negócio. Mas o que é o logotipo e o que fazer antes de criar um? Algumas dúvidas surgem durante o percurso da criação. Vejamos as soluções para algumas.

O que é um logotipo?

De início e de forma breve, o logotipo é o nome dado é a junção do símbolo com a tipografia, uma espécie de assinatura que se torna de certa forma a representação da empresa padronizando a identidade visual, a representação gráfica da marca. Assim, o logotipo tenta reunir o máximo de informação que se é possível sobre a marca que será lançada, sendo de forma abreviada o visual do negócio. Em um mercado de grande concorrência que hoje possuímos, é importante que um logotipo seja bem esquematizado e realizado, pois ele irá transmitir uma ideia ao cliente e assim contribuirá com o faturamento do seu negócio. Um logotipo que não seja tão dentro do padrão desejado poderá vir a dar a entender em algo não tão confiável ou atrativo e afastar a clientela.

Entenda um pouco do processo de criação do logotipo

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Estude, faça uma pesquisa, busque informações acerca do negócio que irá ser criado, faça um esboço, desenhe, dê um significado e a partir daí você terá um posicionamento de como será o logotipo que será criado, nem sempre o menos chama pouca atenção, em alguns casos colocar informações demais pode acabar ofuscando a ideia e não atrair os consumidores. Analise as cores, os fundos, as fontes e tudo que será utilizado para criação. Assim, depois de analisar esses aspectos juntamente com o produto, observe o público que será alvo, segmento, estilo e entre outros mecanismos que serão mais fáceis de desenvolver o logotipo. Adote como exemplo, a Apple, Coca-cola, Adidas, Nike e entre outros logos que possuem um tipo de texto simples e que de imediato faz com que a imagem do produto venha em mente sendo chefes do mercado, pois o público não está adepto a ter de memorizar informações detalhadas ou longas e até mesmo as crianças conseguem associar e desenhar os logotipos só de ouvir. Optar pelo simples e objetivo pode ser uma ótima proposta.

Onde será apresentado o logotipo?

Essa é uma pergunta que você tem que ter em mente e por sua vez, possuir a resposta, isto é, será apresentado nas mídias? Em outdoors? Cartões de visitas? O meio que será divulgado é importante, pois caso o logotipo possua uma sombreamento diferente, nem todos os mecanismos de divulgação irão reproduzir as cores de acordo com o que foi feito em seu projeto, as cores poderão mudar, as letras distorcer, a foto ficar diferente e assim por diante. Dessa forma, é importante também ter esse cuidado para depois não acontecer de sair do padrão que foi planejado.

Fique ligado às tendências!

Observe os logotipos de outros ramos, analise o design, faça uma comparação ao longo dos anos. Cuidado com as fontes de letras
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
! Nem sempre aquela fonte de letra que achamos bonita irá cair bem em nosso negócio, principalmente quando se trata de algo visual. Tome bastante cuidado, é preciso analisar com cautela uma por uma e assim escolher a que se encaixe melhor. Caso venha optar por traços, ângulos, gráficos, formas e entre outros meios da geometria, preste atenção e tome muito cuidado, pois os alinhamentos, devem estar sincronizados com o designer ideal do seu logotipo, havendo assim a devida harmonização e equilíbrio.

Ademais, eles poderão ainda ser divididos em alguns tipos, por exemplo: logotipos textuais (são aquele que são desenvolvidos apenas através de textos), os iconográficos (que são reunidos com o texto e um ícone ou símbolo) e os cartoonizados (há o elemento textual atrelado com uma espécie de mascote).

Lembre-se: O logotipo é a representação visual do seu negócio, dessa forma, não há necessidade de elencar nele todos os elementos que ele possui o enfoque que o represente bem através dessa etiqueta que será lançada é o suficiente para que as pessoas possuam conhecimento e se sintam curiosos em conhecer. Existem inúmeras técnicas e mecanismos para criação do logotipo, isso é fato, mas as dicas aqui abordadas já darão uma ajuda grande e da melhor forma nesse seu novo desenvolvimento.