/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Prefeito sanciona lei que doa terreno para a construção do Hospital de Amor

Por Assessoria 28/01/2020 15h03 - Atualizado em 28/01/2020 21h09
Foto: Assessoria
Com a presença do senador Rodrigo Cunha (PSDB), da representante da deputada federal Tereza Nelma, Adriana Toledo, do vice-presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Thiago ML, do secretário de Saúde do município Glifson de Magalhães, secretários municipais, o prefeito Rogério Teófilo sancionou na manhã desta terça-feira (28) projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Arapiraca, que doa terreno para a construção do Hospital do Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos.

O primeiro a falar foi o secretário de Saúde, Glifson de Magalhães, destacando a importância de uma unidade de saúde especializada em câncer de mama e de útero, não só para Arapiraca, mas também para toda região do Agreste.

O secretário destacou ainda que Arapiraca será o primeiro município alagoano a ter este tipo de tratamento de câncer e que acompanha, há dezoito meses, quando tudo começou, com a ideia do senador Rodrigo Cunha e da deputada federal Tereza Nelma, alocar recursos na ordem de 32 milhões de reais provenientes de emendas parlamentares.

O secretário disse que fazer saúde no Brasil não é nada fácil, principalmente pela grande demanda, mas que Arapiraca vem transformando este quadro.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
A representante da deputada federal Tereza Nelma, Adriada Toledo, disse que a luta da parlamentar em construir este hospital tem sido grande ao lado do senador Rodrigo Cunha, mas que hoje já é uma realidade quando o prefeito Rogério Teófilo, sanciona a lei aprovada pela Câmara Municipal de Arapiraca, autorizando a administração municipal, fazer a doação do terreno onde será construído o Hospital do Amor.

Em seguida, foi a vez de usar a palavra o vice-presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Thiago ML, representando o Poder Legislativo de Arapiraca. Em seu pronunciamento, lembrou que as pessoas quando recebiam um diagnóstico sobre a doença, ou viajavam para Maceió ou para São Paulo, porém, em breve, isto não mais vai acontecer, quando o Hospital do Amor for construído em solo arapiraquense, transformando a vida das pessoas em momentos de esperança e fé nos médicos que vão atuar na prevenção do câncer de mama e de útero.

Thiago ML disse que o Poder Legislativo não pensou duas vezes ao aprovar a doação do terreno, por entender a importância da construção de uma unidade especializada nesta área.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
O senador Rodrigo Cunha lembrou que esta emenda parlamentar nasceu do desejo da própria deputada Tereza Nelma, que hoje enfrenta também problemas de câncer.

Ele ressaltou que, quando era criança, ouvia muito as pessoas dizerem que quem tinha dinheiro e estava acometido de um câncer, pensava logo em São Paulo, mas que este quadro hoje já é outro, onde o estado de Alagoas é referência em medicina.

Rodrigo Cunha ressaltou que o trabalho do Hospital de Câncer de Barretos, hoje Hospital do Amor, é referência em todo o país com sua equipe médica em tratamento de câncer.

O prefeito Rogério Teófilo, agradeceu ao empenho do senador Rodrigo Cunha e da deputada federal Tereza Nelma, por tomarem esta iniciativa de colocarem uma emenda coletiva, segundo ele, a maior da história no setor de saúde em Arapiraca, no valor de 32 milhões de reais.

Ele disse que, com o diagnóstico precoce, muitas vidas serão salvas e que o Hospital do Amor vai realizar um trabalho de excelência em termos de prevenção de câncer de mama e de útero.

Ele concluiu convidando a todos para, em breve, conhecerem o terreno onde será construído o Hospital do Amor, esperando apenas a presença da deputada federal Tereza Nelma, que encontra-se em São Paulo.