/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

É falsa a informação que álcool gel não funciona e que vinagre serve para matar o coronavírus

Por Redação 29/02/2020 09h09 - Atualizado em 29/02/2020 13h01
Foto: Divulgação
Desde a confirmação de um caso de covid-19 (coronavírus) foi registrado no Brasil, estão circulando muitas notícias falsas sobre a transmissão da doença e cuidados para prevenção.

O mais recente foi um vídeo de um homem que se identifica como químico autodidata (sem formação na área) afirmando que o álcool gel não tem eficácia e que o bom para prevenir do coronavírus é o uso de vinagre. A informação é falsa.

De acordo com o professor de química da Universidade de São Paulo, Fábio Rodrigues, também é falsa a informação que o álcool em gel só mata fungos e não mata bactérias. O professor afirma que o álcool em gel consegue atacar diferentes micro-organismos.

"De fato, gelatinantes podem ser usados em meio de cultura na placa de Petri, mas eles agem apenas para solidificar o meio. O que vai alimentar bactérias são os nutrientes adicionados no meio. Para vírus, isso não procede de forma nenhuma", diz o professor.

Além disso, no álcool 70INPM possui 70% de massa de álcool e o restante é água ou espessante, não apenas 10% de álcool como afirma o homem no vídeo.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Não há nenhum estudo que comprove eficácia de vinagre para prevenir a doença. De acordo com o Conselho Federal de Química, o vídeo está cheio de informações falsas e não deve ser levado a sério. O Conselho afirma que irá tomar providências contra o homem que fez o vídeo, ele pode responder por exercício ilegal da profissão.

"Vinagre, além de ter cheiro, tem uma concentração que varia de 4% a 5% (de ácido acético). Para cada 100 ml de vinagre, eu só tenho 5 ml de ácido acético. Tão importante quanto proteger a população no que diz respeito ao contágio do novo vírus é evitar o alarmismo e a viralização de conteúdos sem a devida verificação." informou o presidente do Conselho.