/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Teto do Museu de Arte Sacra Pierre Chalita desaba em Maceió

29/02/2020 14h02 - Atualizado em 29/02/2020 17h05
Foto: Reprodução
O teto do Museu de Arte Sacra Pierre Chalita (MAPC), no Centro de Maceió, desabou na manhã deste sábado (29). O local apresenta rachaduras em toda fachada. O museu e a Rua José Bonifácio, que fica em frente, foram interditados. Várias artes sofreram avarias com o incidente.

De acordo com a Defesa Civil do município, a marquise corre o risco de desabar e apresenta rachaduras grandes. O prédio vai ficar sendo monitorado.

Fernando Ailton, que é comerciante na região, relatou que se assustou no momento do ocorrido. "O barulho foi alto, assustou quem tava perto. Ainda bem que não aconteceu ontem que tinham várias crianças visitando", disse.

O museu tem 40 anos de fundação e fica aberto para visitação ao público de segunda a sexta-feira. Devido ao risco da marquise também desabar, a Rua José Bonifácio foi interditada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

"O ponto de interdição é no começo na avenida Moreira Lima, em frente a Igreja dos Martírios. Foi feita a interdição a pedido do Corpo de Bombeiros pra facilitar e evitar acidentes", disse o agente de trânsito Wanderson Freitas.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
A proprietária do museu informou que representantes estão no local para avaliar o dano. A museóloga Carmem Lúcia Dantas, que está dentro do Museu para avaliar o prejuízo, disse que todos estão abalados com a situação.

"A fundação tem uma importância muito grande para Alagoas devido as artes, as cerâmicas e o imobiliário, que o colecionador Pierre preservou para os alagoanos. O museu sofreu esse dano e ao que nos foi passado é que a parte superior do lado direito foi atingida. Então ainda não sabemos a real situação do acervo e o tamanho do dano. Espero que sejam danos que possam ser solucionados e todos os alagoanos estejam de mãos dadas para ajudar a fundação neste momento", disse Carmem.

O Corpo de Bombeiros também esteve no local, onde orientou o isolamento total do imóvel comercial. Após as orientações, os militares deixaram a localidade sob a responsabilidade da Defesa Civil.