/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Cientistas identificam proteína que transporta o novo coronavírus

Por Agência Brasil 05/03/2020 08h08 - Atualizado em 05/03/2020 11h11
Foto: Reprodução
Uma equipe de cientistas chineses identificou a estrutura completa da proteína ACE2, que o coronavírus usa para entrar nas células humanas, o que pode facilitar o desenvolvimento de possíveis terapias antivirais.

O estudo, publicado na revista científica Science, é assinado por investigadores de três instituições da China, país onde o coronavírus, que provoca a doença Covid-19, foi detectado pela primeira vez, no fim do ano passado.



"A nossa descoberta não só ajuda a compreender a mecânica da infecção viral" como também "facilita o desenvolvimento de técnicas de detecção do vírus e possíveis terapias antivirais", dizem os autores do estudo, citados na revista.

A equipe, liderada por Renhong Yan, do Instituto Westlake de Estudos Avançados, analisou e descreveu a estrutura da proteína ACE2, que não se conhecia totalmente até agora.

É a proteína ACE2 que o novo coronavírus "sequestra" para entrar nas células humanas.

Números do novo coronavírus

O surto de Covid-19, detectado em dezembro na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.200 mortos e infectou mais de 94 mil pessoas em 80 países.

Das pessoas infectadas, cerca de 50 mil se recuperaram.



pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Há ainda registro de mortes no Irã, na Itália, Coreia do Sul, no Japão, na França, em Hong Kong, Taiwan, na Austrália, Tailândia, nos Estado