/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Em Arapiraca, secretário de Saúde do Estado fala sobre o mutirão de cirurgias e sobre o coronavírus

Por Redação 12/03/2020 10h10 - Atualizado em 12/03/2020 13h01
Foto: Júnior Silva/Já É Notícia
O Secretário de Saúde do Estado, Alexandre Aires, esteve em Arapiraca na manhã desta quinta-feira, 12, para acompanhar as ações do mutirão de cirurgias em Arapiraca.

A proposta do mutirão é atender moradores da região agreste que estão necessitando de atendimento de saúde, sobretudo cirurgias. O evento de hoje contava com a presença do Governador Renan Filho, mas ele não pôde comparecer.

De acordo com o secretário de Saúde, 300 pessoas foram atendidas na última quarta-feira, 11, que já saíram com agendamentos de cirurgias marcadas, inclusive para a próxima semana.

"O programa é um sucesso. Não tínhamos dúvidas que a chegada do programa traria benefícios para a região Agreste. Aqui mesmo as pessoas realizam os exames pré-operatórios, que geralmente é uma grande dificuldade para a população conseguir fazer. Então, daqui a pessoa já sai com os exames realizados e, sendo necessária a intervenção cirúrgica, já sai com a data de cirurgia marcada", disse o Alexandre Aires.

Ainda de acordo com o secretário, as cirurgias mais procuradas no mutirão são de hernia e pedra na vesícula, e de miomas, voltadas para as mulheres.

Coronavírus
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Alexandre Aires também falou sobre a pandemia do coronavírus. Ele afirmou que Alagoas está preparada para enfrentar o vírus, que em Alagoas possui um caso confirmado. "Temos um diálogo com a população, na medida que a chegada do coronavírus era inevitável. Estamos preparados para enfrentar esse ciclo e a população não precisa entrar em pânico", afirmou o secretário.

Ele acrescentou também que o coronavírus é mais uma gripe, dentre os 21 tipos de gripes já registrados no Brasil, e ressaltou que é preciso ficar atento às fakenews. "Existe muito falso jornalista e falso médico inventando histórias nas redes sociais, e a população precisa ficar atenta.

Além disso, o secretário acrescentou que os navios que chegaram em Alagoas não tinham nenhum risco de trazer pessoas contaminadas e que a temporada de navios no Estado já foi encerrada.