/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Americano morre após tomar remédio promovido por Trump para combater o coronavírus

Por Redação com BBC Brasil 25/03/2020 16h04 - Atualizado em 25/03/2020 19h07
Foto: Divulgação
Um morador dos Estados Unidos morreu e a esposa está internada em estado grave após tomarem fosfato de cloroquina, remédio indicado pelo presidente dos EUA Donald Trump, para evitar a covid-19 (novo coronavírus).

Segundo presidente, o remédio, que atualmente é utilizado para tratar Lupos e malária, é um possível tratamento para covid-19. Mas a eficácia do remédio ainda não foi conclusiva.

Segundo relato da mulher, o medicamento tomado pelo casal não estava no formato de medicamento, fazia parte de uma substância usada para limpar tanques de peixes. Após ingestão, o casal, de mais de 60 anos, ficou doente.

A mulher afirmou que o casal tomou o medicamento após ver o pronunciamento de Trump. "Nós vimos a coletiva de imprensa. Passou bastante (na TV). Trump ficava dizendo que era basicamente uma cura e nós tínhamos medo de ficar doentes", diz ela.

"Eu comecei a vomitar e meu marido começou a ter problemas respiratórios", diz ela. Especialistas afirma que a cloroquina não deve ser tomada para combater ou prevenir a covid-19.

"Dadas as incertezas sobre a covid-19, nós entendemos que as pessoas estão tentando encontrar novas formas de se prevenir, mas se automedicar não é o jeito certo", diz o grupo de saúde Banner Health em nota.